Manobra da Virada chega em Valinhos e Campinas

Foto Divulgação / Manobra da ViradaFoto Divulgação / Manobra da Virada

O Manobra da Virada chega a mais duas cidades no interior de São Paulo com a intenção de promover a inclusão social por meio do esporte e inserir a modalidade na vida de crianças, jovens e pessoas com deficiência que nunca tiveram contato com o esporte. O evento desenvolvido pela ONG Social Skate ainda contará com a participação especial do campeão brasileiro e mundial na modalidade vertical, Rony Gomes.

Foto Divulgação / Rony Gomes durante o Manobra da Virada na cidade de Sorocaba

Aprovado pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (ICMS), o objetivo é atender em seis meses mais de 2 mil jovens, por meio de oficinas de skate, em parques e áreas públicas, aonde o projeto for desenvolvido.

Nas duas cidades a ação contará com o apoio da WestRock, uma das empresas empenhadas na iniciativa. “Nosso papel no mundo também é identificar atividades que proporcionem a inclusão social, e um dos caminhos é por meio de práticas esportivas que tenham impacto positivo e inclusivo. Estamos falando do nosso comprometimento de vencer junto com as comunidades onde atuamos”, resume Cynthia Wolgien, gerente Corporativa de Comunicação e Responsabilidade Social WestRock.

Em Valinhos, a ação acontece nos dias 1 e 2 de outubro, das 7h30 às 15h30, na Praça da Juventude. Na sequência o Manobra da Virada segue para a cidade de Campinas, onde será realizado em dois locais: na APAE Campinas, entre os dias 3 e 4, das 7h30 às 15h30. Já nos dias 5 e 6, o evento será na Estação Cultura, das 09 às 17 horas.

“Acreditamos que o incentivo é a base de tudo, e o Manobra da Virada tem este propósito de transformação. A gente nunca sabe o potencial de uma criança se ela não for estimulada e um talento desperdiçado é menos um representante do nosso esporte no Brasil”, disse Rony, que é o padrinho dos trabalhos da ONG desde o ano passado.

Desenvolvido pela ONG Social Skate, o projeto já passou por Poá e Sorocaba, sempre com o patrocínio do TNT Energy Drink e apoio da WestRock, Nike SB, Instituto Incentivar e também das prefeituras das cidades envolvidas.

Serão seis dias consecutivos de muito skate envolvendo as duas cidades do Interior Paulista. “Este projeto está sendo um sucesso porque por meio dele nós estamos desenvolvendo práticas saudáveis, além de promover a inclusão e a transformação social de crianças e adolescentes”, explica Sandro Testinha. “Em Poá e Sorocaba conseguimos cumprir a nossa missão. Agora, vamos repetir as mesmas técnicas com as crianças de Valinhos e Campinas, que nunca tiveram acesso ao skate. Para nós é sempre um novo desafio a ser superado”, complementa a pedagoga do projeto, Leila Vieira.

Inscrição – os interessados das duas cidades que desejam participar do projeto ‘Manobra da Virada’ já podem se inscrever por meio do site da ONG Social Skate ou pessoalmente nos locais onde o projeto for implantado (sujeitos aos horários disponíveis) munido com documentos pessoais (RG).

Em todos os locais de realização do Manobra da Virada, serão convidadas ONGs que trabalham com pessoas portadoras de necessidades especiais, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), tanto em Valinhos como em Campinas. Veja em vídeo um pouco do trabalho do Manobra da Virada desenvolvido em Poá.

Manobra da Virada em Poá

Atenção: menores de idade (a partir dos 7 anos) só poderão participar acompanhados de um responsável, que na ocasião assinará um termo autorizando a participação da criança nas atividades. Todos os participantes receberão um skate, capacete, joelheira, cotoveleira e luva protetora contra torção. Os equipamentos deverão ser devolvidos após as atividades.

Locais das oficinas do Manobra da Virada em Valinhos.

Dias – 1 e 2/10

Local – Praça da Juventude – Praça Amelio Borin – Valinhos/SP

Inscrições

Locais das oficinas do Manobra da Virada em Campinas.

Dias – 3 e 4/10

Local – APAE Campinas – Rua Francisco Bueno Lacerda, 120 – Parque Italia – Campinas/SP

Inscrições

Dias – 5 e 6/10

Local – Estação Cultura “Prefeito Antônio da Costa Santos” – Avenida Marechal Floriano Peixoto, S/N – Centro – Campinas/SP

Inscrições

Sobre a ONG Social Skate – A Associação Social Skate tem como proposta a realização de atos que visem a inclusão social, educacional e cultural de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, por meio de atividades esportivas, culturais, de lazer, preservação ambiental e alimentação saudável. Atualmente são atendidas cerca de 150 crianças e adolescentes, os projetos permanentes da ONG, hoje, são o Manobra do Bem, que oferece atividades com skate diárias e a Horta Comunitária, onde as crianças do projeto recebem aulas de preservação do meio ambiente e atuam no plantio e cuidados de alimentos orgânicos.

Assista o Manobra da Virada em Sorocaba




Por Charles Roberto

Compartilhe.