Manobra da Virada e Rony Gomes agitaram Sorocaba

O primeiro final de semana do mês de setembro de 2018, ficará marcado na vida de muitas crianças de Sorocaba, no interior de São Paulo, que nunca tiveram contato com o skate. Foram os dias em que o projeto Manobra da Virada, realizado pela ONG Social Skate, em sua segunda edição, e o campeão brasileiro e mundial Rony Gomes, na modalidade vertical, se uniram no Parque “Maria Barbosa Silva” – o Parque das Águas com uma única missão: promover a integração e inserir a modalidade na vida de muitos jovens que participaram do evento.

Foto Divulgação / Manobra da Virada

O skatista Rony Gomes fez de tudo no Manobra da Virada, edição Sorocaba. Ele andou de skate com os iniciantes, ajudou as crianças a andarem e participou de um bate-papo respondendo todas as perguntas e curiosidades da galerinha que compareceu e teve a oportunidade de estar lado a lado com um dos ídolos do skate brasileiro e mundial.

“Como eu já havida dito antes, mas agora eu posso assinar embaixo: foi um prazer fazer parte desta família chamada Manobra da Virada. Foram momentos muito válidos para mim. Eu vi o poder do skate no campo social e pude sentir no coração um pouco do trabalho que o Sandro Testinha desenvolve”, relatou Rony, que é o padrinho dos trabalhos da ONG desde o ano passado.

Segundo Sandro Testinha essa etapa foi especial porque pela primeira vez toda a equipe do projeto saiu da cidade de Poá, que fica no extremo Leste de São Pauo, para promover o que fazem há quase oito anos em outro município. “A  ação foi um sucesso e agora temos certeza que podemos aplicar nosso método em todo o Estado e até no território nacional. Quem sabe não levemos, um dia, para outros países”, ressalta Sandro Testinha, presidente da ONG Social Skate, que realiza com maestria o projeto que conta com o patrocínio do TNT Energy Drink e apoio da Nike SB, WestRock e Instituto Incentivar. Nesta etapa o projeto também contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Sorocaba.

Na página da ONG, no Facebook, a iniciativa teve bastante elogios.

A Ruth Nunes, que levou os netos nos dois dias, deixou o seguinte recado. “Parabéns!!! Meus netos gêmeos de 6 anos participaram em Sorocaba, sábado e domingo, e ficaram apaixonados!!!”

Já a Joseli Correa relatou o seguinte. “Boa noite, meus netos adoraram. Obrigada pela atenção de todos e espero que vocês voltem mais ou consigam trazer esse projeto para cá”.

Para a pedagoga da ONG Social Skate, Leila Vieira, na etapa de Sorocaba ela pôde observar que mesmo o local oferecendo uma pista de Skate  excelente, ainda é interessante incentivar o crescimento do esporte no município. “Para as crianças pequenas iniciarem na modalidade seria muito interessante alinhar o skate com brincadeiras lúdicas, este método instiga as crianças e também fica fácil passar conceitos de cidadania e também de revelar novos e futuros talentos. Deve ter muitos campeões aqui em Sorocaba, só falta estimular”, disse Leila. O Manobra da Virada em Sorocaba teve lotação máxima.

O objetivo do Projeto Manobra da Virada, aprovado pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (ICMS), é atender em seis meses mais de 2 mil jovens, por meio de oficinas de skate, em parques e áreas públicas do Estado, jovens interessados e que nunca tiveram acesso à modalidade ou não usufruíram de estrutura para praticar o esporte.

Sobre a ONG Social Skate – A Associação Social Skate tem como proposta a realização de atos que visem a inclusão social, educacional e cultural de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, por meio de atividades esportivas, culturais, de lazer, preservação ambiental e alimentação saudável. Atualmente são atendidas cerca de 150 crianças e adolescentes, os projetos permanentes da ONG, hoje, são o Manobra do Bem, que oferece atividades com skate diárias e a Horta Comunitária, onde as crianças do projeto recebem aulas de preservação do meio ambiente e atuam no plantio e cuidados de alimentos orgânicos.

Fique atento no site da ONG Social Skate e saiba qual será a próxima cidade a receber o projeto Manobra da Virada.

Por Charles Roberto

Compartilhe.