Luna Hardman vence no Brasileiro de Bodyboarding

Foto: Danilo Caboclo/SixCommFoto: Danilo Caboclo/SixComm

O público que compareceu no último sábado na Praia do Estaleirinho para acompanhar a etapa de abertura do Circuito Brasileiro de Bodyboarding pôde presenciar a história sendo escrita. Em um momento muito emocionante, Luna Hardman, filha da pentacampeã mundial Neymara Carvalho, venceu a categoria Open Feminino em uma final que prendeu a atenção de todos que acompanhavam o evento. O bodyboard corre no sangue da família e para deixar o momento ainda mais especial, Luna teve a oportunidade de vencer um evento no mesmo local que sua mãe brilhou há quase uma década quando venceu o Katherine Melo, etapa do Circuito Mundial de Bodyboarding 2009, que rolou nas ondas do Estaleirinho.

Mesmo com apenas 12 anos de idade, Luna já mostra muita personalidade e diz que não sente pressão. “Eu estou muito feliz com a minha vitória. Competi com meninas mais velhas e consegui acertar boas manobras. Para mim é ainda apenas uma diversão e eu não gosto muito de ficar me comparando com a minha mãe, mas sei que isso vai acabar acontecendo por tudo que ela ganhou”, comenta Luna, que brincou na praia que pretende superar todos os títulos da mãe ao ser questionada sobre qual sua ambição no esporte.

Orgulhosa, Neymara sabe que a filha ainda é muito nova para sofrer pressão e deixa a filha livre para fazer suas escolhas. “É inegável que ela tem um talento, mas o que ela vai querer fazer daqui para frente é opção dela. Estamos aqui juntas nos divertindo e isso é o que mais importa. Não quero pressionar nem criar expectativas”, ressalta a Pequena Notável. E não foi só por causa da filha que Neymara teve motivos para comemorar. Nove vezes campeã brasileira, a capixaba avançou para a semifinal da competição onde enfrenta a cearense Patricia Setubal na manhã desse domingo em busca de uma vaga na final. A outra semi será composta pela também capixaba Maira Viana e a gaúcha Joselaine Amorim.

Após um dia sem ondas, o mar reagiu no sábado com ondas de meio a um metro e boa formação e os tops caíram na água. Destaque para as apresentações de Lucas Rodrigues, atual campeão brasileiro, Sócrates Santana, bicampeão mundial Pro Junior, e Lucas Nogueira, campeão do Katherine Melo em 2009. Abrindo o Round 3 logo cedo, Lucas Rodrigues achou duas ondas boas e conseguiu assegurar sua vaga direta para o Round 4. “Estava mais cedo vendo o mar e pensando em tudo que aconteceu comigo por aqui ano passado. Batalhei muito para me tornar campeão brasileiro e voltar aqui é um prazer”, avalia o capixaba que nas oitavas de final vai encarar o carioca Israel Eduardo na bateria que abre a fase.

Quem também teve motivos para comemorar foi Lucas Nogueira. Campeão da etapa do mundial realizada no Estaleirinho em 2009, o capixaba somou 16,50 pontos, melhor combinação do evento até o momento. “Eu tenho uma sintonia enorme com essa praia, isso é inegável. Toda vez que venho pra cá sinto uma coisa diferente e hoje foi assim. Eu achei que poderia ganhar a bateria, mas não pensava que seria achando ondas tão boas. Foi minha primeira bateria no ano e estou bem contente com o resultado”, avalia.

Além dos capixabas, o dia foi também dos campeões mundiais. Sócrates Santana mostrou um nível elevado de competição ao bater Israel Salas, tricampeão brasileiro, e Israel Eduardo, com uma excelente escolha de ondas. Uri Valadão, campeão mundial em 2008, também estreou com vitória, assim como o local Eder Luciano, tricampeão mundial do ISA Games e uma das grandes esperanças de título para os donos da casa.

Nesse domingo, a categoria Profissional Masculino volta para a água a partir das oitavas de final, no formato homem a homem, ou seja, com apenas dois atletas por bateria. Ainda nesse domingo serão conhecidos também os campeões da Open Masculino, Profissional Feminino e Master Masculino. Encerrando o penúltimo dia de competições, o capixaba Caio Reis pode comemorar o título na categoria Sub-18 Masculino. Atleta do Espírito Santo, Caio achou as melhores ondas na final da competição faturando a primeira etapa do Circuito Brasileiro 2018.

Por Danilo Caboclo

Compartilhe.