Lower Trestles

Filipe Toledo during Round Four of the Hurley Pro Trestles.Filipe Toledo during Round Four of the Hurley Pro Trestles.

O paulista Filipe Toledo comandou o show nas boas ondas de 4-6 pés do sábado em Lower Trestles, aumentando para 18,97 o recorde de pontos do Hurley Pro na primeira classificação brasileira para as quartas de final da etapa norte-americana do World Surf League Championship Tour em San Clemente, na Califórnia. A outra foi conquistada por uma das surpresas do dia, Alex Ribeiro, com Jadson André podendo ser o terceiro no duelo com Joel Parkinson na quinta fase. Já a batalha pela liderança do ranking acabou na primeira rodada do dia, com as surpreendentes derrotas do número 1, John John Florence, para Brett Simpson e de Gabriel Medina para o outro convidado desta etapa, Tanner Gudauskas.

Com isso, a disputa pela liderança do ranking em Trestles ficou congelada na terceira fase. John John manteve a lycra amarela do Jeep WSL Leader, com 4.200 pontos de vantagem sobre Gabriel Medina, que ganhou a segunda posição do australiano Matt Wilkinson. Os três vão continuar a batalha pelo título mundial na próxima etapa, o Quiksilver Pro France de 4 a 15 de outubro em Hossegor, com Jordy Smith e Kelly Slater também podendo entrar na briga pela ponta na França com um bom resultado em Trestles.

Os outros dois que também já passaram para as quartas de final foram o sul-africano Jordy Smith e o estreante do Brasil na elite do CT, Alex Ribeiro, que está conseguindo finalmente mostrar o seu potencial para os melhores surfistas do mundo nas ondas de Lower Trestles. Ele já havia eliminado o número 5 do ranking, Julian Wilson, na sexta-feira, agora barrou o quarto colocado e também australiano, Adrian Buchan, com nota 9,0 em sua última onda. Ela confirmou a vitória por 15,47 a 14,70 pontos nesta bateria que fechou a terceira fase.

O Praia Grande voltou a competir no último confronto do sábado junto com Jadson André, que venceu o duelo potiguar com Italo Ferreira por uma pequena diferença de 13,84 a 13,66 pontos e já ingressou no grupo dos 22 primeiros do ranking que são mantidos na elite dos top-34. Alex Ribeiro começou bem com nota 7,73 e liderou toda a disputa pela última vaga direta para as quartas de final, garantindo a vitória com o 6,83 da sua última onda. Jadson André surfou uma boa só no final que valeu 7,87 e ficou em segundo, com o australiano Josh Kerr em último.

Fotos Sean Rowland / WSL

Por João Carvalho

Compartilhe.