Lexus US Open of Surfing abre a segunda metade do WSL Challenger Series 2024

Ian Gouveia voando para a vitória na etapa de Ballito na África do Sul (Crédito da Foto: @WSL / Pierre Tostee)Ian Gouveia voando para a vitória na etapa de Ballito na África do Sul (Crédito da Foto: @WSL / Pierre Tostee)

O Lexus US Open of Surfing apresentado por Pacífico, abriu na quarta-feira a segunda metade do World Surf League (WSL) Challenger Series 2024 no famoso píer de Huntington Beach, na Califórnia, Estados Unidos. O Brasil domina o ranking masculino das três primeiras etapas, com Ian Gouveia liderando após sua vitória na África do Sul, seguido por Samuel Pupo e Alejo Muniz. Além deles, Michael Rodrigues e Edgard Groggia também estão entre os 10 que se classificarão para completar a elite do WSL Championship Tour em 2025. A competição pode ser assistida ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.

Um total de 23 surfistas da América do Sul vai competir EM Huntington Beach, 20 do Brasil e 3 do Peru. Entre os participantes do Lexus US Open of Surfing, estão 15 atletas que representaram seus países nos Jogos Olímpicos de Paris, encerrado na segunda-feira em Teahupo´o com um recorde de audiência em TV aberta. Entre os que estarão na Califórnia, destaque para o medalha de ouro, Kauli Vaast do Taiti, João Chianca, Luana Silva, Tainá Hinckel do Brasil e Sol Aguirre e Lucca Mesinas do Peru. Na quarta-feira, será realizada a primeira fase das duas categorias, começando pela masculina.

O primeiro brasileiro a competir é o cearense Cauã Costa na quarta bateria. Depois, tem o pernambucano Luel Felipe na sexta e o catarinense Heitor Mueller na oitava e última da rodada inicial dos homens. Na feminina, a peruana Daniella Rosas estreia na segunda bateria e Sol Aguirre entra na quarta, junto com outra surfista olímpica, Sarah Baum da África do Sul. Na quinta, tem a brasileira Laura Raupp com outra participante das Olimpíadas, Teresa Bonvalot de Portugal. E mais duas foram escaladas na oitava e última da primeira fase, a brasileira Tainá Hinckel e Sanoa Dempfle-Olin, do Canadá.

As duas melhores entre as quatro competidoras dos confrontos da quarta-feira, vão enfrentar as 16 cabeças de chave do Lexus US Open of Surfing que entram na segunda fase. Entre elas, Luana Silva que também defendeu o Brasil nas Olimpíadas de Paris, estreando na segunda bateria com Nadia Erostarbe, que representou a Espanha no Taiti. E na quarta bateria, tem Sophia Medina semifinalista na etapa passada em Ballito, na África do Sul, junto com a vice-líder do Challenger Series 2024, Erin Brooks, do Canadá.

Na competição masculina, os 48 surfistas mais bem colocados no ranking, formam a lista dos cabeças de chave que entrarão nas 16 baterias da segunda fase e 13 são do Brasil. O número 1, Ian Gouveia, já vai estrear na primeira, junto com o japonês Keijiro Nishi e o californiano Nat Young. Na sequência, vem quatro baterias com dois brasileiros entre os três cabeças de chave. Na segunda, estão Miguel Pupo e Jadson André, com Joshua Burke, de Barbados. Na terceira, Edgard Groggia e Rafael Teixeira com o norte-americano Levi Slawson. Na quarta, os grandes amigos Samuel Pupo e João Chianca, com o francês Maxime Huscenot. E na sexta, Michael Rodrigues e Mateus Herdy com outro francês, Justin Becret.

Na sétima bateria, Deivid Silva estreia sozinho com o australiano Jacob Willcox e o mexicano Alan Cleland, que disputou os Jogos de Paris. Na décima, um dos três cabeças de chave é o peruano Lucca Mesinas, que também participou das Olimpíadas no Taiti. Na 11.a, tem Caio Ibelli e na 13.a Alejo Muniz e Lucas Silveira fecham a lista dos cabeças de chave do Brasil. Já o novo campeão olímpico, Kauli Vaast, estreia na 12.a bateria, junto com o japonês Hiroto Ohhara e o norte-americano Dimitri Poulos.

Compartilhe.