Leonardo Fioravanti leva a melhor no Caribe

Leonardo Fioravanti (ITA) (@ WSL / Poullenot)Leonardo Fioravanti (ITA) (@ WSL / Poullenot)

O italiano Leonardo Fioravanti venceu a etapa caribenha do WSL Qualifying Series. Depois de bater todos os recordes, ele também surfou as melhores ondas na final contra o norte-americano Nat Young para vencer o campeonato.

Com os 3.000 pontos da vitória na Ilha Martinica, Leonardo Fioravanti entrou na lista provisória dos dez surfistas que sobem para o grupo dos top-34, que disputa o título mundial no World Surf League Championship Tour.

Além de Leonardo Fioravanti, o potiguar Jadson André foi o outro único surfista a ingressar no G-10 no QS 3000 do Caribe. Ele foi um dos três brasileiros que ficaram nas quartas de final que abriram o sábado em Basse Point. O brasileiro e o italiano perderam suas vagas na elite do CT no ano passado e agora começam a aparecer entre os dez indicados pelo ranking de acesso. O potiguar já havia subido da 14ª para a décima posição quando se classificou para as quartas de final na sexta-feira e no último dia foi ultrapassado pelo campeão na Martinica.

Na decisão do título, Leonardo Fioravanti também mostrou muita paciência para escolher as melhores ondas da bateria e não desperdiçou nenhuma chance de mostrar o seu surfe moderno, com manobras progressivas nas ondas de Basse Point. Ele só pegou três ondas, recebendo nota 7,83 na primeira, 7,10 na segunda e 9,00 na terceira, para sacramentar a vitória por 16,83 a 13,00 pontos. Com o vice-campeonato, o norte-americano Nat Young ganhou 140 posições no ranking, saindo do 171º para o 31º lugar.

Já quem mais subiu na tabela de classificação foi o português Miguel Blanco, que chegou no Caribe na 218ª colocação e foi para a 65ª com o quinto lugar na Ilha Martinica. Ele perdeu para o peruano Miguel Tudela nas quartas de final, ficando empatado com os brasileiros Miguel Pupo, Jadson André e Bino Lopes. Bino também deu um salto no ranking, do 75º para o 36º lugar, assim como o também baiano Marco Fernandez, que somou 840 pontos pelo 13º lugar no evento e subiu da 92ª para a 49ª posição.

Por João Carvalho

Compartilhe.