Itacoatiara sedia Mundial

Atual campeão mundial, Sócrates Santana, destaques da etapa / Foto Alex Diaz/APBAtual campeão mundial, Sócrates Santana, destaques da etapa / Foto Alex Diaz/APB

A partir da próxima quinta-feira, 16, o Circuito Mundial de Bodyboarding desembarca em Niterói para a quinta edição da Itacoatiara Pro 2016. Se entre os profissionais o tour já passou por Pipeline e Teahupoo, para os atletas da categoria Pro-Junior (até 18 anos) o evento será a primeira parada abrindo as disputas pela corrida ao tão sonhado título mundial. Em 2015, justamente em Itacoatiara, o Circuito Mundial Pro-Junior teve início revolucionando o Circuito Mundial da APB. A etapa brasileira sediou pela primeira vez um evento valendo pontos para o ranking mundial Pro-Junior e nos últimos doze meses muita coisa mudou com relação aos atletas mais novos no país. Sócrates Santana liderou o grupo de brasileiros e, ao lado de Matheus Bastos e David Barbosa, o trio comandou o ranking, com Doutorzinho conquistando o título mundial.

Tanner McDaniel venceu a etapa de Itacoatiara em 2015 / Foto Tony D´Andrea

Tanner McDaniel venceu a etapa de Itacoatiara em 2015 / Foto Tony D´Andrea

O ano passado foi mágico para mim. O título de campeão mundial Pro-Junior ajudou muito a mim e a minha família. A responsabilidade de defender o título é ainda maior e mais difícil do que vencer. Sei que todos virão para cima de mim, mas estou treinando com tudo e me sinto preparado para defender esse troféu com unhas e dentes. Apesar da dificuldade de não ter patrocínio, sei que conseguirei competir nas outras etapas do Tour. Estou indo agora para Itacoatiara, torcendo para conseguir um bom resultado, pois isso me ajudará nas etapas do Chile e Portugal”, explica Sócrates Santana.

Único atleta não brasileiro a integrar o top-4 do ranking mundial (Matheus Bastos foi 3º e David Barbosa o 4º), o havaiano Tanner McDaniel incomodou bastante o trio do Brasil. Inclusive, na edição passada do Itacoatiara Pro o discípulo de Mike Stewart venceu as disputas vencendo Matheus Bastos na decisão. E para essa edição em 2016 a expectativa é enorme sobre os atletas da nova geração. Além dos quatro melhores do ranking mundial em 2015, dezenas de atletas com até 18 anos de todas as partes do mundo são esperados na etapa de Itacoatiara.

“Quando se falava em campeonato mundial de bodyboard no Brasil, a mídia queria saber do Guilherme Tâmega ou do Mike Stewart, e eu observo que isso começou a mudar desde que o Itacoatiara Pro surgiu. Grandes ídolos nunca serão esquecidos e a presença deles é fundamental, sempre. Mas nomes como Pierre Louis Costes e Jared Houstom, com vinte e poucos anos e que já foram campeões mundiais, montam uma nova linha de frente com Jeff Hubbard, Ben Player e Amaury Laverhne. O trabalho com os Pro-Juniors é a renovação da renovação, essencial para o esporte evoluir e se reinventar. Espero que a categoria ganha força a cada ano e que os novos ídolos ganham notoriedade. No Itacoatiara Pro essa categoria sempre terá espaço”, explica Giuliano Lara, idealizador do evento e Diretor de Projetos e Eventos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Niterói.

Por Danilo Caboclo

Compartilhe.