O último domingo ficará na história para o triatleta Igor Amorelli. O catarinense conquistou no último domingo (23) o título do Ironman 70.3 Palmas, realizado na capital do Tocantins. Ele completou os 1.9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida em 3h54m57s, com um desempenho inconstestável em uma vitória de ponta a ponta. Felipe Santos foi o segundo colocado, com 4h00m10s, e Reinaldo Colucci completou o pódio com 4h04m36s.
“Fiz muita força e estou bem contente com o resultado que conquistamos aqui. Estou feliz por todo o trabalho que tem sido feito e pela evolução que temos notado até esse momento do ano. A prova foi muito dura, com muito calor”, comentou Igor. “Fico feliz por vencer meu primeiro 70.3 no Brasil. Adorei estar aqui e espero voltar”, completou Igor, que conquistou sua primeira vitória na distância de meio Ironman no Brasil, sendo que as outras duas foram em San Juan, Porto Rico (2015) e Punta del Este, Uruguai (2015). O catarinense também acumula no currículo duas vitórias na distância completa de Ironman, em Florianópolis (2014) e Maastritch, Holanda (2016).
Liderando a disputa desde o começo, Igor não deu chances aos adversários. Logo na primeira transição, da natação para o ciclismo, o catarinense abriu um minuto e meio de diferença para os principais concorrentes até aquele momento e foi para o pedal confiante. Durante o percurso de ciclismo, Igor passou a consolidar sua liderança com o melhor parcial do dia na segunda modalidade e ao sair para a corrida a vantagem era de mais de sete minutos. “Deu tudo certo. Não é fácil correr em Palmas e a nossa tática foi impor um ritmo forte desde o começo para poder abrir, pois sabia que a corrida seria dura, especialmente por conta do calor”, explicou Igor. E a tática deu certo. Com a boa diferença, o catarinense fez uma corrida consistente fechando a prova na primeira posição.
Após a vitória, Igor fez um balanço positivo das primeiras competições do ano. Além do título em Palmas, o triatleta venceu o TH3 Triathlon, em Caiobá e conquistou a terceira posição do Ironman 70.3 Buenos Aires. Ainda nesse mês de abril, Igor competiu no Ironman 70.3 Oceanside, na Califórnia e acabou abandonando a prova na corrida. “Estou bem satisfeito com o trabalho até o momento. O mais importante é sentir que estamos evoluindo. Agora é voltar para casa e treinar bastante pois daqui quatro semanas tem mais”, comenta Igor, referindo-se ao Ironman Brasil, que acontece no último domingo de maio em Florianópolis. O evento na capital catarinense é o principal objetivo de Igor Amorelli nesse primeiro semestre, uma vez que a prova oferece vaga direta ao campeão no Mundial de Kona por se tratar de um evento continental. O desafio em Floripa será de 3.8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida, a distância completa de um Ironman.
Resultados – Ironman 70.3 Palmas 2017
1) Igor Amorelli (BRA), 3h54min57seg
2) Fellipe Santos (BRA), 4h00min10seg
3) Reinaldo Colucci (BRA), 4h04min35seg
4) Bruno Matheus (BRA), 4h05min16seg
5) Felipe Manente (BRA), 4h16min42seg
Por Danilo Caboclo