Hegemonia no Sebastianense de Surfe

Cinco vitórias, atletas em todas as finais, com nada menos que 20 pódios e, para completar a festa, três títulos gerais da temporada conquistados por antecipação. O Instituto Gabriel Medina (IGM) confirmou que o trabalho em busca de excelência para a nova geração de surf vem dando resultados com uma participação marcante na 3ª etapa do Circuito Sebastianense de Surf, no último domino (23), na Praia de Cambury, em São Sebastião.

Murillo Coura / Foto Caco Reis

A equipe competiu com 28 atletas e faturou as vitórias nas faixas etárias que atua, com Murillo Coura na sub12; Sunny Pires, na sub14; Cauã Gonçalves, na sub16; Caio Costa, na sub18; e Júlia Duarte, na feminina open. Murillo, Júlia e Caio também festejaram os títulos municipais de 2018. Os dois primeiros garantiram 100% de aproveitamento, enquanto que Caio, que ainda tem 14 anos, não pode mais ser alcançado no ranking sub18.

Os mesmos Caio e Murillo junto com Cauã também se destacaram por chegarem em duas finais cada um. Caio foi o terceiro na sub16, ficando próximo de mais um título; Murillo foi o terceiro na disputa acima, a sub14; enquanto que Cauã ficou em terceiro na sub18, invertendo o resultado com Caio. Outro nome que chamou a atenção foi Sérgio Luan, com a maior nota do evento, um 9,23, na final da sub16. A decisão foi a mais apertada do evento, com Cauã virando o resultado pela incrível diferença de um centésimo – 15,07 a 15,06.

Das sete finais realizadas, o IGM teve total domínio na sub16, sub14 e feminina, com todos os atletas classificados, e na sub18 e sub12, teve três surfistas. Além da garotada, o Instituto comemorou o primeiro lugar e o título por antecipação, com 100% de aproveitamento, de seu colaborador, Gilmar Pulga.

“Os resultados falam por si só. Nosso trabalho pioneiro em centro de treinamento da nova geração garante resultados importantes e não poderíamos deixar de nos empenhar no circuito em nossa cidade. Os títulos são o melhor parâmetro para ver que estamos no caminho certo, para nos incentivar a seguir adiante”, comemorou o diretor do IGM, Márcio Yagui.

O treinador Alexsandro Abolição destacou o empenho e dedicação da equipe técnica e dos atletas na etapa. “O trabalho foi cansativo, mas compensador, muito legal. A galera surfou muito bem e está bem treinada. O mais importante é que todos surfaram muito bem, independente das colocações. Alguns atletas que não vinham dando resultados, se deram bem no campeonato”, disse.

Instalado na Praia de Maresias, em São Sebastião, o IGM iniciou as suas atividades no dia 1º de fevereiro de 2017 e oferece, de forma gratuita, a mesma estrutura que hoje Gabriel Medina conta na parte técnica, física e médica, além de garantir aos atletas aulas de idiomas, já visando as trajetórias futuras, e outros benefícios como atendimento odontológico, fisioterápico e psicológico, natação e apneia.

São atendidos 30 atletas dos 10 aos 17 anos, que também recebem alimentação, equipamentos para a prática do surf, como pranchas e roupas de borracha, custeio de viagens para competição. As únicas exigências são a frequência nos treinos e na escola (no contraturno).

Por Fabio Maradei

Compartilhe.