Gabriel Medina e Tatiana Weston-Webbe estão nas semifinais

Gabriel Medina em Teahupo'o, no Taiti (Fotos: Ed Sloane / POOL / AFP)Gabriel Medina em Teahupo'o, no Taiti (Fotos: Ed Sloane / POOL / AFP)

Na fase que garante medalha, Medina vai enfrentar o australiano Jack Robinson, que venceu o compatriota Ethan Ewing na bateria seguinte à do brasileiro. Ewing era o surfista envolvido na polêmica da foto com o árbitro que foi excluído dos Jogos Olímpicos. A outra semifinal já está definida: o peruano Alonso Correa enfrenta o local Kauli Vaast, taitiano que representa a França nos Jogos Olímpicos.

Para vencer o compatriota, Medina adotou como estratégia abusar de sua especialidade: os tubos de Teahupo’o, no Taiti. Foi com eles que o surfista de 30 anos conseguiu as duas maiores notas da bateria: 8.10 e 6.67, num total de 14.77. Chumbinho, por sua vez, tentou manobras e não conseguiu um grande tubo, que é o principal diferencial de pontuação nas ondas de Teahupo’o. Ele teve uma soma de 9.33 — 4.83 e 4.50 como maiores notas.

Tatiana Weston-Webb também garantiu uma vaga na semifinal do surfe feminino; Luana Silva foi eliminada. As baterias foram de poucas ondas fortes. As atletas não conseguiram encontrar tubos e tiveram que apostar apenas nas manobras durante os 30 minutos de prova. Tati conseguiu somatório de 8.10, enquanto a adversária, a espanhola Nadia Erostarbe apenas um 6.34. Luana foi eliminada pela costarriquenha Brisa Hennessy.

Tatiana vai encarar a Brisa Hennessy. A outra semifinal será entre a americana Carolina Marks e a francesa Johanne Defay. As semifinais, tanto do masculino quanto do torneio feminino, estavam marcadas para sábado (3), após uma decisão da organização foram transferidas para a próxima segunda-feira (5/7). As finais serão realizadas no mesmo dia.

Compartilhe.