Fotos de Gaveta em SP

Após o lançamento em Curitiba na Drop Dead Skatepark, a exposição coletiva Fotos de Gaveta chegou a São Paulo em sua primeira apresentação na Manifesto Skatepark (pista situada no bairro do Ipiranga), com uma série de atividades que somadas resultaram no evento Manifestival, com muita atração ligada diretamente ao skateboard. O dia foi de muita agitação e os visitantes tiveram oportunidades únicas, além de conhecerem muitas coisas interessantes que acontecem no universo do Skate.

Foto / Ricardo Kafka - Estudio Fotografka

Foto / Ricardo Kafka – Estudio Fotografka

A exposição coletiva das “Fotos de Gaveta” levou o trabalho de 15 fotógrafos: 14 integrantes da primeira edição realizada em Curitiba, e do novo participante Roger Til Skater, convidado que apresentou seu trabalho nessa edição. Outra atração que engrandeceu o dia foi o trabalho do artesão Sandro Gonçalves, que levou sua mesa em formato carveira produzida com produtos reciclados e finalizada com pintura automotiva.

Outro trabalho usando a reciclagem foi apresentado pelo vidomaker Marcelo Simões que desenvolveu com a parceria da US Street um “handlecam”, espécie de estabilizador para cameras quando é realizado captação de vídeos. Nas artes, Edu Marron apresentou suas ilustrações da expo Superstars Skatestars Rockstars que homenageia skatistas e artistas que fazem parte da historia desses dois universos.

Foto Ricardo Kafka / Estudio Fotografka

Foto Ricardo Kafka / Estudio Fotografka

O local também ofereceu um bazar ao público durante todo o dia com produtos de várias marcas envolvidas no evento como artes em caveiras com pinturas artesanais, produzidas pela artista Natalie Martins. Outro artista que estava com seus trabalhos à disposição foi Marco Pinheiro e suas esculturas seguindo a temática do carrinho, entre outras.
A ONG Social Skate também fez parte do bazar expondo e vendendo seus produtos. Todo valor arrecadado é revertido para o Trabalho de Sandro Testinha, presidente da ONG, com 120 crianças de Poá. “Esta iniciativa é muito importante para o skate porque ela dá vóz ao outro lado do esporte”, disse Testinha.

As homenagem ficaram para André Ervolino Ribeiro – o Hiena, através da caricatura produzida pelo artista NinoGrafs que já tinha exposto na primeira edição e trouxe para São Paulo. Ao término da exposição na Manifestival a tela foi entregue para a família em agradecimento a tudo que André Hiena fez pelo skate e por aqueles que estavam ao seu redor. Também foi oferecido caricaturas aos Bollmanns, pai e filho (Marcos e Erick), pelo mesmo artista, em agradecimento ao trabalho realizado pelo site Campeonatos de Skate, e dois quadros à Sandro Testinha em retribuição ao seu trabalho com a ONG.

Foto Ricardo Kafka - Estudio Fotografka

Foto Ricardo Kafka – Estudio Fotografka

O ambiente contou com a trilha sonora dos DJs Daniel Morais (Old Brothers) e Will Skt, que ao som de muito rock´n roll e hip hop embalaram o evento e fizeram o abre alas para a apresentação do músico e multi instrumentista Edu Marron que com sua banda apresentou ao final da tarde aquele som regado de groove. Com tantas manifestações culturais voltadas ao skate fervilhando, o skate praticado não podia estar de fora, e um best trick foi oferecido ao final do dia pela Manifesto e Seventy Seven.

A exposição coletiva FdG – Fotos de Gaveta é um projeto que tem como objetivo base estimular a cena da fotografia de skate em todo o país, sendo mais um canal para os profissionais da área apresentarem seus trabalhos, estimulando a produção de conteúdo para revelar novos talentos na fotografia ou na prática do skate. Unidos, os dois projetos integrados apresentaram um dia de atividades nas mais variadas manifestações culturais.

Por Alessandro “McGregor”

Compartilhe.