O ídolo do surf brasileiro Filipe Toledo segue investindo como empreendedor na modalidade. Depois de inaugurar a loja que leva o seu nome na Praia Grande, em Ubatuba, agora é a vez de iniciar uma escola de surf, no mesmo pico onde ele e seu pai, Ricardo Toledo, tem grande vínculo no esporte. Num projeto desenvolvido pelos dois, a Filipe Toledo Surf School inicia as suas atividades, atendendo a todos os públicos, mas como objetivo claro de revelar e formar novos talentos.
A aula inaugural, com presença do próprio Filipe, foi realizada no sábado (7), reunindo crianças atendidas pelo Projeto Namaskar, também de Ubatuba, e que o top da elite mundial sempre esteve envolvido. O ídolo da garotada acompanhou tudo de perto, se emocionou e gostou do que viu.
“Foi um prazer imenso poder voltar à Ubatuba e fazer parte de mais um sonho realizado. A criançada se divertiu bastante e eu fiquei feliz, emocionado de poder participar deste momento. É raro estar no Brasil e com tempo para poder ver de perto esses sonhos se realizaram”, vibrou Filipinho. “Foi muito gratificante poder participar e mais um objetivo conquistado e agora é focar nos próximos para continuar colhendo os frutos”, acrescentou o atual top 4 do Circuito Mundial de Surf e segundo brasileiro com mais vitórias na elite, oito até agora.
Filipe praticamente cresceu e tomou gosto pelo surf na mesma Praia Grande, quando seu pai era instrutor de surf na escola de surf da Prefeitura. “Foram anos muito bons da minha infância ali. Brinquei muito e surfei muito na Praia Grande e agora estou dando mais uma retribuição à Cidade que tenho muito amor. É um reconhecimento pelo que me tornei”, falou.
O novo núcleo de aprendizagem ao surf terá aulas particulares, que devido à pandemia do Covid-19, inicialmente devem ser agendadas pelo WhatsApp (12) 98813.9445 ou diretamente na loja. O patrocínio é das Pranchas Maré, oferecendo equipamentos soft de primeira linha, próprios para aprendizagem, da Hurley, da Monster e das parafinas Fu Wax.
Coordenada por Pedro de Carle, que tem grande vínculo com o surf de Ubatuba, a Filipe Toledo Surf School contará com instrutores conhecidos no mundo do surf e com experiência em campeonatos, com Willian Muniz, juiz da modalidade desde 2005, sendo o responsável técnico. “São profissionais dedicados, que conhecem e vivem o surf diariamente e poderão ensinar e aperfeiçoar as técnicas muito bem”, ressaltou Ricardinho.
“Esse é mais um sonho antigo da família. Poder colaborar com o surf de Ubatuba. É um projeto sério, com pessoas comprometidas e levando o nome do Filipe”, reforçou. Com “conhecimento de causa”, ele fez história com três títulos brasileiros profissionais, o primeiro ainda com 17 anos, em 1985, e os outros dois já valendo pela Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), em 1991 e 95. Depois, ao se aposentar como profissional, foi campeão paulista open, master e de longboard, além de conquistar a medalha de prata no Mundial Master da International Surfing Association (ISA), em 2008, no Peru.
Também foi instrutor da escola de surf da Prefeitura de Ubatuba, na Praia Grande, mesmo lugar onde ele aprendeu a surfar aos 5 anos de idade. Atuou no projeto de 2000 a 2010, ajudando a revelar grandes talentos, e sabe que o novo projeto pode continuar colaborando para isso. Em 2007 se formou em Educação Física, para conhecer e poder aplicar ainda melhor os conceitos na profissão.
EQUIPAMENTOS – Os alunos da Filipe Toledo Surf School usarão equipamentos soft da Maré Pranchas, que tem 30 anos de experiência no mercado e é considerada uma das maiores fabricantes no segmento. “Na Maré, sempre priorizamos estar próximos de centros de formação de novos surfistas e atletas de destaque. Acreditamos muito nos benefícios da conexão com o mar e a natureza. Poder fazer parte de momentos inesquecíveis das pessoas em boas ondas e agora da Filipe Toledo Surf School, é o que nos move”, falou Nathália Neves, da área comercial e marketing da marca.
Vale lembrar que a Filipe Toledo Surf Store foi inaugurada oficialmente no dia 31 de janeiro, em Ubatuba, e a ideia de Filipinho e Ricardinho é, justamente, ter uma “base” na Praia Grande, para várias ações no surf. No dia da inauguração foi realizado um ‘surf treino’ com surfistas das categorias sub12 e sub14, com direito a uma surfada junto com o próprio Filipinho. Na sub14, a vitória foi de Eduardo Mulford. Na sub12, quem levou a melhor foi Pedro Henrique, enquanto que na feminina sub12, o primeiro lugar foi de Aurora Ribeiro.