Filipe era o favorito em Gold Coast

Filipe Toledo sendo levado aos médicos após a lesão na semifinal / Foto Kirstin ScholtzFilipe Toledo sendo levado aos médicos após a lesão na semifinal / Foto Kirstin Scholtz

Filipe Toledo está fora do Rip Curl pro Bells Beach e do Drug Aware Margaret River, próximas etapas da “perna australiana” do WSL, devido a uma lesão que sofreu após um aéreo-reverse durante sua participação na semifinal do Quiksilver Pro Gold Coast, contra Matt Wilkinson, vencedor da etapa, que ocorreu nesta quarta-feira (16). Ninguém estava atacando as ondas de Snapper Rocks com uma variedade tão grande de manobras modernas e inovadoras como ele, tanto as de borda como as aéreas. Filipe começou despachando o próprio Joel Parkinson e começou bem a semifinal contra Matt Wilkinson. Porém, na segunda onda arriscou o aéreo reverse e acabou machucando a perna esquerda na aterrisagem. Mesmo contundido, surfou outra boa onda para liderar a bateria até os minutos finais, quando o australiano novamente achou uma direita abrindo uma longa parede para fazer várias manobras e virar o placar para 14,43 a 13,27 pontos.

Filipe Toledo sendo levado aos médicos após a lesão na semifinal / Foto Kirstin Scholtz

Filipe Toledo sendo levado aos médicos após a lesão na semifinal / Foto Kirstin Scholtz

“Eu fui para o aéreo na última manobra da onda e, quando eu estava aterrissando, a onda veio com tudo na minha prancha e colocou pressão na minha perna, que foi pra cima e para os lados”, contou Filipe Toledo. “Apesar das dores, eu me mantive na bateria tentando me classificar. Agora estou melhor, mas lá dentro eu estava sentindo muitas dores. Mesmo assim, estou feliz com o meu resultado. Eu estava surfando bem, as pranchas estavam boas, então agora é se recuperar e ir para a próxima com tudo de novo”.

Filipe Toledo / Kirstin Scholtz

Filipe Toledo / Kirstin Scholtz

Foi a segunda virada na última onda do australiano sobre um brasileiro. Nas quartas de final, ele já havia eliminado o campeão mundial Adriano de Souza. Não entraram muitas ondas boas nessa bateria, mas Wilkinson surfou a melhor primeiro para largar na frente com nota 6,83. Mineirinho tenta aproveitar ao máximo as que pega e só consegue 4,90 na primeira e 5,83 na segunda. Mas, assume a ponta quando acha uma onda com mais parede para mandar batidas, rasgadas, laybacks, ganhando nota 6,90 dos juízes. Quando a vitória parecia consumada, nos últimos segundos surge uma onda para o australiano detonar manobras explosivas jogando muita água para tirar nota 6,33 e vencer por 13,16 a 12,73 pontos.

Por João Carvalho

Compartilhe.