Encerrada a “janela” do Prêmio Surfland Big Waves Brasil

Thiago Jacaré / Foto Lucas BarnisThiago Jacaré / Foto Lucas Barnis

Encerrou a Janela de Competição aberta na última sexta-feira, dia 18 de junho, após um ano, do maior Prêmio do surf brasileiro nos anos 2020/21, isto é, os atletas não poderão enviar mais novas imagens, e as que já estão inscritas serão encaminhadas às Bancas Julgadoras para a seleção das 14 melhores de cada categoria, à avançarem às finalistas Top16. As outras duas imagens serão escolhidas pelo voto popular, por meio do site da competição.

Na última semana foram enviadas dezenas de novas imagens ao prêmio. Desta maneira, assim que a equipe de T.I. (tecnologia da informação) inserir as últimas imagens no site oficial da competição, será aberto o prazo de 10 dias para que as bancas julgadoras e o público escolham as Top16 finalistas de cada categoria.

Com o objetivo de conquistar a maior credibilidade possível, foram criadas duas Bancas Julgadoras, contemplando: critério técnico (universidade e árbitro); critério prático-subjetivo (atletas e FECASURF); participação e engajamento do público (internautas e patrocinadores).

Cada categoria terá uma Banca Julgadora específica, sendo que para a categoria de Maior Onda Dropada (em foto) será uma Banca mais técnica e para a categoria Melhor Performance em Onda Grande (em vídeo) uma Banca mais subjetiva.

Como explicado anteriormente, a Banca da categoria Maior Onda Dropada (em foto) será mais técnica, desta maneira, estamos valorizando mais os dados científicos do Oceanógrafo e o de um dos mais experientes Árbitros brasileiros. Os Currículos, que constam no Regulamento Oficial da competição, podem justificar melhor esta opção.

Nota-se que a Banca Julgadora da categoria Melhor Performance em Onda Grande (em vídeo) é formada mais por Atletas, sem a presença do Oceanógrafo Douglas Nemes e com apenas voto de peso dobrado do Árbitro Jordão Bailo Júnior. Isto se deve porque a Banca julgará mais o desempenho do Atleta do que propriamente o tamanho da onda (claro que o tamanho será considerado também). Compõem esta banca atletas de peso do mundo do Big Surf, somados à participação popular com voto de peso dobrado (peso 2) e às instituições parceiras, darão um critério de avaliação do desempenho muito interessante e de credibilidade.

Será publicada uma matéria na imprensa informando quem serão as pessoas que irão compor as bancas julgadoras (atletas, patrocinadores e FECASURF).

VOTO POPULAR
Durante os 12 meses da ‘Janela de Competição’, as imagens recebidas foram disponibilizadas no Site Oficial da competição para a votação do público, que está escolhendo duas imagens de cada categoria para serem classificadas para as finalistas Top16.

As 2 imagens de cada categoria escolhidas pelo público se somarão às 14 imagens escolhidas pelas Bancas Julgadoras e serão classificadas entre as Top16.

A partir do término das postagens das imagens no site da Surfland Brasil, será aberto um período de 10 dias para as Banca Julgadoras indicarem as 16 ondas finalistas de cada categoria. Durante este período, o público poderá seguir votando nas suas imagens preferidas.

FINAIS TOP 16
As 16 imagens escolhidas em cada categoria para avançarem à fase final serão divulgadas na imprensa, e elas serão avaliadas e pontuadas com notas de 0 a 10 pelas Bancas Julgadoras, que as organizará em forma de ranking.

O voto popular também se fará presente nesta fase final, com uma eliminatória mata-mata no Instagram da @bigwavesbrasil pela disputa por pontos a se somarem com as notas geradas pelos outros membros das bancas julgadoras.

Após a escolha das ondas finalistas Top16 serão publicadas novas instruções sobre a competição e como o internauta poderá seguir ajudando as suas imagens favoritas. Maiores informações poderão ser encontradas no Regulamento Oficial da competição, que está no site Surf Land Brasil

Compartilhe.