Dobradinha histórica no Búzios Surf Pro Am 2022

Yanca Costa / Foto Pedro MonteiroYanca Costa / Foto Pedro Monteiro

Búzios Surf Pro 2022. Os irmãos cearenses, radicados no Rio de Janeiro, Yanca Costa e Cauã Costa protagonizaram uma dobradinha histórica e sagraram-se campeões profissionais da segunda etapa do Circuito Estadual da FESERJ (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro).

Com dois aéreos magníficos – o primeiro, nota 09 e o segundo nota 10 – o surfista Cauã Costa, conquistou, pela primeira vez, uma etapa profissional. Já a irmã Yanca Costa, com a vitória, manteve a ótima fase de resultados, uma vez que já é a atual campeã estadual do Rio de Janeiro. Cada irmão levou para casa R$5.000,00 pelos títulos conquistados.

Arquimedes, pai e treinador de Yanca e Cauã, falou sobre o sentimento de orgulho e reconhecimento pelo trabalho e dedicação da família: “Há sete anos nos reunimos e decidimos nos mudar de estado. Pois todos os títulos, do Ceará, já haviam sido conquistados. Escolhemos vir para o Rio de Janeiro. Hoje, vemos que foi a decisão certa. Temos um enorme carinho por esse lugar, em que fomos muito bem recebidos desde a chegada. Hoje foi tudo perfeito! Cauã, nota 10 e os dois sagraram-se campeões! Um grande orgulho!”

Amador

O evento, que recebeu mais de 150 atletas inscritos, de várias partes do Brasil, não se encerrou por aí. Após a final profissional, ainda aconteceram mais oito finais amadoras. Em oito categorias que atendem a atletas de 12 a 18 anos.

Na categoria Sub 12, os capixabas Aninha Dagostini, no feminino e Eric Grattz – de apenas, 10 anos, e filho do surfista Michael Gratz – no masculino, levaram para o Espírito Santo os dois títulos. Seguindo a trajetória de muitos outros surfistas capixabas, que também tiveram o Rio de Janeiro como território de crescimento em suas carreiras, Aninha e Eric aproveitaram essa oportunidade para iniciar suas conquistas, no mesmo estado em que antecessores como Kristian Kimmerson.

O surfista Pablo Gabriel, de 13 anos, que é o atual campeão estadual sub 12, ficou com o título dessa etapa, na categoria Sub 14. O atleta, cabofriense, que é a atual revelação do surfe do estado do Rio de Janeiro, mandou um aéreo rodando, na bateria final e arrancou aplausos da galera. No feminino, da mesma categoria, a carioca Sarah Ozorio, surfista do Recreio, levou o título, com uma nota 08 na final. Foi o primeiro título estadual da atleta, que saiu da água chorando de emoção.

Rickson Falcão, de Saquarema, e Paloma Oliveiro, de Búzios, foram os campeões da categoria Sub 16. Rickson – que é o campeão estadual da categoria sub 14 de 2021 – enfrentou uma final super disputada e levou a melhor na etapa, em busca por manter o título na nova categoria. A surfista Paloma fez a alegria da cidade anfitriã do evento e deixou o título em casa.

Logo depois, o buziano, Sunny Pires, repetiu o feito. E deixou, também, em Búzios o título masculino, da categoria Sub 18. Ele, que é o atual campeão estadual sub 16 e sub 18, manteve sua performance de resultados. E, comprovou que quando há investimento e incentivo, como os que a Prefeitura local vem dando ao esporte, os resultados aparecem No feminino, a atleta paulistana, Kemily Sampaio, surfista da Praia Grande, que está em transição para a carreira profissional, ficou com o título da categoria.

A competição foi válida pela segunda etapa do circuito estadual do Rio de Janeiro 2022, realizado pela FESERJ (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro) e apresentado pela Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, através da secretaria de lazer e esporte – pelo segundo ano consecutivo.

Visando preparar melhor a equipe fluminense, Guilherme Herdy assumiu, mais um cargo na Federação. Além de vice-presidente, ao lado de Guilherme Aguiar, Herdy, agora, assumiu o cargo de técnico de equipe. Que estava vago desde o falecimento do surfista Léo Neves. Herdy esteve presente na etapa para conhecer melhor os atletas.

“Estamos visando continuar o legado que o Léo deixou. Nesses dois mandatos em que estamos na federação, estamos buscando recolocar o Rio no lugar de onde ele nunca deveria ter saído. Somos um celeiro de ótimos surfistas e temos que aproveitar isso.” Disse, Herdy.

Premiação – Para os Profissionais, a etapa teve nível 2A. Com uma premiação total de R$36 mil reais. Entre os Amadores, os campeões receberam uma prancha do Shaper Ricardo Astral, 53 anos. Ricardo começou a fazer pranchas com 14 anos e reside há mais de 20 anos, em Búzios. Os vice campeões ganharam blocos e todos os finalistas receberam kits com saborosos kits da Sequóia, que produz os deliciosos Garytos.

Garytos – Surfistas, familiares, amigos e o público presente puderam saborear, durante os quatro dias de evento, as famosas tortillas chips Garytos. Produzidas com total responsabilidade socioambiental. Seguindo a linha de uma alimentação de qualidade, elas são feitas com puro milho, não transgênico, sem glúten e sem conservantes. E com o máximo sabor!

Resultados:

Masculino Pro

1- Caua Costa

2- Pedro Neves

3- Alan Jhones

4- Krystian Kimerson

Feminino Pro

1- Yanca Costa

2- Gabriela Teixeira

3- Julia Duarte

4- Tais Almeida

Sub 18

1- Sunny Pires

2- Guilherme Lemos

3- Rickson Falcão

4- Rafael Lutfy

Sub 18 Feminino

1- Kemily Sampaio

2- Paloma Oliveiro

3- Maria Laura Ferreira

4- Laiz Costa

Sub 16

1- Rickson Falcão

2- Vitor Gabriel Lima

3- Guilherme Lemos

4- Luan Ferreira

Sub 16 Feminino

1- Paloma Oliveiro

2- Sarah Ozorio

3- Luana Paes

4- Sofia Tinoco

Sub 14

1- Pablo Gabriel

2- Nathan Hereda

3- Bernardo Bicalho

4- Eric Grattz

Sub 14 Feminino

1- Sarah Ozorio

2- Leticia Calleia

3- Sofia Tinoco

4- Lanay Thompson

Sub 12

1- Eric Grattz

2- Matheus Jhones

3- Petrus Dantas

4- Guilherme Barreto

Sub 12 Feminino

1- Aninha Dagostini

2- Alice Pitanga

3- Lanay Thompson

4- Eloah de Souza

Compartilhe.