Do tatame ao asfalto: Cristiano de Souza se prepara para percorrer 200 km de longboard até Aparecida

Ele pretende correr em todos os estados do brasileiro, já correu em oito e faltam 19, e sonha disputar um Ironman. Antes disso, encara neste mês de outubro o desafio de percorrer 200 km de skate longboard até Aparecida: sai de Osasco no dia 8 e pretende chegar no dia 9, no maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo

Aos 52 anos, o osasquense Cristiano de Souza decidiu provar mais uma vez que limites são apenas pontos de partida. Praticante de artes marciais e corrida há três décadas, ele agora assumiu um desafio que impressiona até quem o conhece bem: vai percorrer 200 quilômetros, de Osasco até Aparecida do Norte, em cima de um longboard, esporte que começou a praticar há apenas dois meses.

A ideia surgiu como tudo na vida de Cristiano: movida pela vontade de se superar. Sem histórico anterior no skate, ele aprendeu a andar recentemente e, em vez de treinos tímidos ou passeios curtos, escolheu transformar o início de um novo esporte em um feito inédito e inspirador. A meta é completar o trajeto em dois dias, repetindo a mesma distância que já correu em 2022, agora sobre quatro rodas.

O longboard entrou em sua rotina como desafio, mas rapidamente virou símbolo de reinvenção. Para quem já correu 200 km até Aparecida, 100 km até São Vicente, 42 km até Pirapora do Bom Jesus e 50 km até São Roque, testar novos limites não é exceção: é estilo de vida.

Antes do skate, Cristiano construiu sua história no esporte com artes marciais e corridas de longa distância. Começou no Karatê Kyokushin em 1995 e colecionou títulos importantes, além de resultados expressivos no Jiu-Jitsu. Nas corridas, acumulou pódios e provas emblemáticas, dentro e fora das academias.

Mas nada se compara ao simbolismo do desafio atual. Não é apenas uma travessia esportiva: é uma mensagem. Para ele, o esporte é propósito e ferramenta de autoconhecimento, e o longboard até Aparecida representa exatamente isso: determinação, fé, coragem e disciplina. “No dia 8 de outubro, quinta-feira, saio de Osasco às 3h da manhã e vou até São José dos Campos. A previsão é chegar por volta das 16h, completando 120 quilômetros no primeiro dia. Depois, na sexta-feira, 9 de outubro, parto de São José às 3h da manhã novamente, com chegada prevista em Aparecida por volta das 15h, fechando mais 80 quilômetros.”, relatou o esportista.

Cristiano também já se lançou em outras aventuras fora do convencional: escalou a Pedra da Gávea sem cordas, subiu ao Cristo Redentor pela trilha do Parque Lage, fez a trilha da Véu da Noiva em Paranapiacaba e percorreu os 7,5 km de Abraão até Lopes Mendes, em Ilha Grande e foi de Patinete até Aparecida do Norte.

Ele ainda planeja correr em todos os estados do Brasil (já correu em oito), faltam 19 estados e participar de um Ironman. Mas, agora, toda a energia está voltada para outubro, quando colocará o longboard na estrada rumo ao maior santuário do país.

A jornada é pessoal, física, espiritual e também coletiva: inspira quem acredita que idade, rotina ou tempo são impedimentos. Para Cristiano, o esporte não é um passatempo, é forma de viver, de desafiar o óbvio e de mostrar que a disposição pode ser maior que qualquer limite.

Para este desafio ele conta com os apoios do Sr. Altino Bar, JS Beauty Space, VX Max Corretora de Seguro, Desafio Recursos Humanos, Buffet Dos Sonhos, Special Dog, Nevada Empório de Bebidas, Anjos Dourados, Crisservices – Serviços de Manutenção em Geral, Nocaute Academia, Vereador Rodrigo Gansinho, Alta Dose Gastrobar, LiverShop, Magnatha´s Centro Automotivo e do Portal InnerSport.

Compartilhe.