Dia do Surfista de São Vicente: tradição, esporte, sustentabilidade e homenagem ao legend Chico Paioli

Chico Paioli / Foto DivulgaçãoChico Paioli / Foto Divulgação

A 23ª edição celebra a rica história do surf no município com atrações culturais e ambientais na Praia do Itararé, neste sábado (18)

O Dia do Surfista, celebrado anualmente em 15 de janeiro, homenageia o esporte dos reis havaianos e sua tradição em São Vicente. Para comemorar esta importante data, a Escola de Surf Radical, em parceria com a ASEL (Associação Socioeducativa de Esporte e Lazer), realizará um evento especial no próximo sábado, 18 de janeiro, na Praia do Itararé, no Ilha Porchat Clube (Rua Alameda Paulo Gonçalves, 61), a partir das 9h.

Para Mad Willian, o surf vai além do esporte, sendo uma poderosa ferramenta de transformação social. “O surf pode influenciar vidas em todos os extratos da sociedade, especialmente dos jovens em situação de vulnerabilidade, oferecendo oportunidades para um futuro melhor”, afirma o idealizador da Escola de Surf Radical, que atende mais de 200 alunos de todas as idades. “Este evento é aberto e quem quiser pode participar deste dia especial e celebrar junto com a gente a história, o esporte e a sustentabilidade na Praia do Itararé”, finalzou.

Com uma programação repleta de atividades, esta será a 23ª edição do evento, que inclui a abertura e visitação ao Memorial do Surf – com exposição de pranchas históricas, aulas de surf, apresentações musicais e homenagens aos surfistas que fizeram história e elevaram o nome do município no cenário do esporte.

Memorial do Surf / Foto Divulgação

Homenagem:

O surfista e legend Chico Paioli será um dos homenageados nesta edição do Dia do Surfista de São Vicente. Paioli começou a surfar nos anos 60, na praia do Itararé, em São Vicente. Ele será condecorado na categoria destinada para surfistas com mais de 70 anos e está feliz em fazer parte da festa. “Muito legal esta iniciativa. Ser homenageado na cidade onde eu comecei a surfar e meu pai realizou o primeiro campeonato é muito especial. Um momento para rever meus amigos também”, disse Chico.

Além das celebrações, o evento destaca a importância da preservação ambiental.

Entre as ações está o incentivo à doação de pranchas antigas para o Memorial do Surf, evitando seu descarte na natureza – onde demorariam mais de 400 anos para se decompor. “Cada prancha preservada é uma página da história e um passo para um futuro mais verde”, destaca Mad Willian, idealizador da Escola de Surf Radical.

Vale lembrar que parte das pranchas do memorial é enriquecido com o acervo pessoal do surfista Marcos Nicomedes e do shaper Delton Meneses, do Classic Longboard, cuja contribuição fortalece a valorização da história do surf na região.

São Vicente: Berço do Surf na Baixada Santista

Desde a década de 1970, São Vicente se firmou como berço do surf na Baixada Santista, revelando talentos de renome. Entre os destaques estão atletas como Marcos Corrêa, Julia Santos, Kim Matheus, Diego Meinha, Adriano Pigmeu, Julião, Fábio Fonseca, Odin, Fábio Porto, João Neves, Vinicius Bico, Lucinei Malas, Antony Silva, Daniks Fischer, Beto Fernandes e Léo Gimenes. A cidade também é lar de lendas como Chico, Zé Paioli, Zé Paulo, Maurício Kuhne (“Orelhinha”), Antônio Augusto Sapo, Eduardo Fraggiano (Cocó) e Marcelo Peixe.
Em especial também às lendas que nos deixaram, mas continuam eternizadas no surf vicentino: Luiz Bocão, os irmãos Carlos (Carlinhos) e Eduardo (Dudu) Twin, Nino Matos e Jaime Ventania.

História do Dia do Surfista

O “Dia do Surfista” foi instituído pela Lei Municipal N° 1064-A/01, sancionada em janeiro de 2002. Desde então, São Vicente celebra a data reconhecendo o papel do surf no fortalecimento cultural e esportivo da cidade, bem como os talentos locais que conquistaram destaque nacional e internacional.

Programação do Evento

Data: Sábado, 18 de janeiro
Horário: 09h às 15h
Local: Ilha Porchat Clube (Rua Alameda Paulo Gonçalves, 61)

Cronograma
09h: Café da Manhã
11h30: Cerimônia de Homenagem
12h: Surf Livre
15h: Encerramento

Compartilhe.