O primeiro QS 6000 do ano terminou no domingo e o segundo já começou nesta segunda-feira de boas ondas de 4-6 pés em Manly Beach, Sydney, na Austrália. Foram realizadas as 24 baterias da primeira fase e os surfistas da América do Sul não começaram bem no Vissla Sydney Surf Pro. Dos 28 que competiram, apenas nove brasileiros e o único uruguaio se classificaram para enfrentar os cabeças de chave da segunda fase, cuja lista tem mais quinze brasileiros e um peruano. Na segunda-feira, doze brasileiros, três peruanos e dois argentinos, perderam logo no primeiro dia do evento que no ano passado foi vencido pelo paulista Jessé Mendes.
O defensor do título e o carioca Lucas Silveira, são os cabeças de chave da quinta bateria da segunda fase e vão estrear contra o francês Marc Lacomare e o havaiano Elijah Gates, dois surfistas que eliminaram sul-americanos na manhã do primeiro dia de ótimas ondas em Manly Beach, o brasileiro Jeronimo Vargas e o peruano Lucca Mesinas, respectivamente. Os paulistas Marcos Correa e Vitor Mendes já tinham perdido também, mas Hizunomê Bettero conseguiu a primeira classificação brasileira na sétima bateria, vencida pelo japonês Shun Murakami.
Na oitava, o catarinense Mateus Herdy e o capixaba Rafael Teixeira fizeram uma dobradinha verde-amarela vencedora sobre o argentino Santiago Muniz e o japonês Shuji Nishi. Mais cinco brasileiros estrearam nas duas baterias seguintes. Na nona, o costa-ricense Noe Mar McGonagle venceu e o paulista Samuel Pupo ganhou a briga pela segunda vaga do catarinense Yuri Gonçalves. E na décima, o cearense Heitor Alves e o paulista Thiago Guimarães barraram o pernambucano Gabriel Farias e o costa-ricense Tomas King na segunda dobradinha brasileira.
A participação sul-americana prosseguiu nos confrontos seguintes com classificações e eliminações. Na 11º bateria, o experiente carioca Raoni Monteiro estreou com vitória sobre três surfistas de outros países, assim como o uruguaio Marco Giorgi na 12ª. Já o saquaremense João Chianca e o pernambucano Luel Felipe caíram nas outras duas. Depois, David do Carmo também perdeu na 17ª e na vigésima Weslley Dantas conseguiu a quarta vitória brasileira, porém, outro paulista foi barrado nessa, Thiago Camarão.
Na disputa seguinte, outro australiano impediu mais uma dobradinha brasileira, Shane Campbell. O paulista Robson Santos começou bem a bateria com nota 8,5 e liderou até o fim, mas o baiano Yagê Araujo foi eliminado. E nas três últimas baterias do dia, mais seis sul-americanos perderam nas estreias em Manly Beach, o argentino Leandro Usuna e o baiano Marco Fernandez na 22ª, os peruanos Alonso Correa e Tomas Tudela na 23ª e na última o chileno Manuel Selman e o paulista Victor Bernardo, que vinha de um bom resultado no QS 6000 Burton Automotive Pro, nono lugar, perdendo para Willian Cardoso nas oitavas de final.
Por João Carvalho