Começou o Heroes de Mayo Iquique Pro

Vitor Ferreira (BRA) (Nicolas Diaz)Vitor Ferreira (BRA) (Nicolas Diaz)

O Chile sedia duas etapas seguidas do WSL Qualifying Series e a primeira delas começou na segunda-feira, dia 20, com 140 surfistas de 17 países prestigiando a volta de Iquique ao Circuito Mundial, após 25 anos.

O Heroes de Mayo Iquique Pro abriu a etapa do QS 1500 masculina. Os chilenos são maioria entre os inscritos nas duas categorias, 37 entre os 108 homens e 13 entre as 32 participantes do feminino, totalizando um incrível número de 50 surfistas. Os brasileiros sempre comparecem em maior número nas etapas do WSL Qualifying Series na América do Sul, mas em Iquique tem 24 inscritos.

No QS 1500 masculino, a lista dos dezesseis países começa pelo Chile com 37 surfistas, seguido pelo Brasil com vinte, Estados Unidos com doze, Austrália com dez, Peru com oito, Argentina com seis, Portugal e Equador com três cada, México com dois e com um o Havaí, Japão, Uruguai, Colômbia, Porto Rico, Alemanha e Irlanda. No feminino, são treze chilenas entre as 32 surfistas de oito países, que foram divididas em oito baterias na primeira fase. O Peru vem em segundo com seis concorrentes ao título do Heroes de Mayo Iquique Pro, entre elas a tricampeã sul-americana da WSL South America, Anali Gomez.

Depois, tem o Brasil com quatro competidoras, Estados Unidos e Argentina com três cada e com uma o México, Costa Rica e Equador, da atual líder do ranking sul-americano com vitórias nas duas primeiras etapas de 2018, Dominic Barona. As meninas não competiram no primeiro dia, com a segunda-feira ficando para iniciar o masculino.

Por João Carvalho

Compartilhe.