Desde segunda-feira, 17, as inscrições para a 3ª e última etapa do Circuito Medina/ASM de Surf 2016 estão abertas. A competição está marcada para os dias 19 e 20 de novembro, na Praia de Maresias, em São Sebastião, reunindo surfistas nas categorias sub10, sub12, sub14 e sub16 masculinas e sub12 e sub16 femininas. Os campeões gerais da sub16 (masculina e feminina), sub14 e sub12 (ambas na masculina) ganharão passagens aéreas para a Califórnia. Além disso, os quatro primeiros melhores atletas de Maresias no ranking final de cada categoria serão convidados a integrar a primeira turma do Instituto Gabriel Medina, que será apresentado oficialmente durante o evento. A premiação também conta com pranchas para os talentos locais. Já os primeiros da etapa levam troféus e kits.
“O campeonato, em primeiro plano, é voltado para os atletas de Maresias e vai selecionar os participantes do Instituto Gabriel Medina, mas tomou uma grande proporção, atraindo atletas de outros estados e até de fora do país”, ressalta o presidente da Associação de Surf de Maresias (ASM), Alex Leco. “Queremos fazer a etapa em frente ao Instituto para que essa nova geração possa conhecer essa iniciativa do Gabriel e sua estrutura”, afirma Simone Medina, presidente da instituição e mãe do primeiro brasileiro campeão mundial de surf.
Serão abertos dois períodos de inscrições. A prioridade das vagas será estabelecida pelo ranking após as duas primeiras etapas. Entre os dias 17 e 28, poderão garantir participação os top 32 da sub16 e sub12 masculina, os top 16 da sub16 feminina e sub12 masculina e os top 8 da sub10 masculina e sub12 feminina. A nova fase de inscriçoes será realizada de 1º a 11 de novembro. “O segundo período só acontecerá caso ainda tenham vagas”, anuncia Alex Leco.
“Em caso de igualdade no ranking para a definição das vagas serão, a prioridade será para os atletas de Maresias, depois São Sebastião, melhor resultado e número de etapas”, explica o organizador. Os competidores devem se inscrever pelo telefone (12) 99726.3149, das 9 às 18h. Surfistas de São Sebastião pagam R$ 50,00 e de outras localidades, a taxa é R$ 60,00.
Patrocinado por Gabriel Medina, o Circuito é o primeiro critério de escolha para selecionar os atletas que participarão de seu Instituto, que já está com obras avançadas e entra em atividade no início de 2017, na mesma Maresias. A instituição reunirá 60 surfistas com até 16 anos de idade, que terão toda a estrutura necessária para a preparação – física e técnica – igual a do próprio Medina. “A ideia é formar novos campeões e, claro, também preparar os jovens, oferecer opções para o seu futuro”, diz Simone Medina.
Por Fábio Maradei