Circuito ASBT 2016

A primeira etapa do Circuito ASBT 2016 foi realizada com sucesso no último dia 18 de junho, próximo ao Posto 5. O fundo de areia estava com ótima formação, e as ondas em torno de um metro encaixaram perfeitas nas valas da Barra da Tijuca, quebrando desde o outside e conectando até a areia. O evento contou com 84 atletas das cidades de Campos, Macaé, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema, Niterói e Angra, e de outros estados como São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Ceará. A diversidade de representantes de vários lugares do estado foi bem simbolizada na decisão da categoria Feminino. A saquaremense Kayane Reis desbancou, Karol Ribeiro, Rayza Silveira e Luara Thompson, vindas respectivamente de Cabo Frio, Niterói e Recreio dos Bandeirantes. Janninfer Rodrigues, de Paracuru no Ceará, foi quem veio de mais longe para competir nas ondas da Barra. Pingo já está em sua segunda temporada na Cidade Maravilhosa e venceu a Open contra dois representantes da Região dos Lagos e um carioca.

Outro que não perdeu a viagem foi Vicente Ferreira. Ele saiu de Campos para se tornar campeão entre surfistas de até 18 anos. O potiguar Leonardo Berbet veio do nordeste para competir em São Paulo e no Rio. Fez uma boa campanha e ficou com o vice na Junior e Mirim. O terceiro na sub-18 foi o local do Arpoador, Anderson Picachu. O atleta treinado pelo projeto social do Favela Surf Clube surfou muito durante todo campeonato, participou de mais uma final e foi o quarto na Mirim.
Um dos principais nomes da nova geração carioca e representante do estado nas competições nacionais, Vitor Ferreira mostrou conhecimento do pico e superioridade na vitória da sub-16. Já entre os mais novos, o domínio foi dos surfistas locais, com as vitórias de Johnny Corsetti na Iniciante e Gabriel Belém na Infantil.

No final do dia todos estavam felizes com o desfecho do campeonato e o vereador Thiago Ribeiro, apoiador do Circuito ASBT há três anos consecutivos, participou da entrega de prêmios para todos os finalistas. Com o sucesso do evento, Milton Waksman, presidente da Associação de Surf da Barra da Tijuca, cogita realizar a segunda etapa, que está agendada para os dias 17 ou 18 de setembro, em dois dias para atender a demanda por mais inscrições. Uma das atrações do evento foi o trabalho da artista Bárbara Pereira. Ela fez uma pintura irada em uma prancha Fred Baltazar que foi sorteada entre todos os participantes e o sortudo foi o Luis Felipe, competidor da categoria Mirim.

Por João José Macedo

Compartilhe.