Com alguns circuitos locais já em andamento, mais uma associação catarinense se prepara para entrar em ação no ano. O Circuito ASBC 2017 começou a ganhar forma, prometendo manter o alto nível técnico, aliado a tradição de realizar grandes eventos no litoral norte do Estado. Na última sexta-feira à noite, 25 de março, aconteceu uma reunião aberta ao público para definir as diretrizes do ano nas competições de surf na cidade. Os principais temas abordados pelos presentes foram às parcerias e os patrocinadores do circuito, divulgação, estrutura e transmissão dos eventos. No total, a ASBC realizará quatro etapas, com suas datas já definidas, mas sujeitas a alteração pela diretoria no decorrer do ano. “Vamos manter a seriedade e a credibilidade da ASBC na realização e produção de grandes eventos na região, uma das marcas registradas da nossa associação”, declarou o presidente Thiago Velasques.
O trabalho realizado pela ASBC credenciou a associação como uma das mais respeitadas do surf catarinense. Possui também em seu histórico a tradição em formar atletas de ponta no cenário nacional e internacional das competições. Outro ponto que chama atenção sobre a associação norte catarinense é sua história vitoriosa no Estado. A ASBC é a maior vencedora do Circuito Surfing Games Interassociações, com dez títulos. Essa competição acontece desde os anos 90 reunindo as principais associações do surf de Santa Catarina.
Em 2016 a ASBC realizou seis eventos na região: três etapas pelo Maresia Open de Surf, destinado às categorias Junior, Open, Master, Gran Master e Feminino. Nos outros três eventos da Back Fish, as categorias disputadas foram Petiz, Iniciantes, Infantil e Mirim. A premiação distribuída na temporada passada totalizou cinco passagens internacionais, nove pranchas zeradas e kits de premiação. A data estipulada para a primeira etapa do Circuito ASBC 2017 foi marcada para os dias 7 e 8 de maio na praia Central de Balneário Camboriú (SC). O trabalho consciente da atual gestão da ASBC é a receita para mais um ano de sucesso do circuito local, fortalecendo o surf na região e de Santa Catarina.
Por João Lopes