Chloé, Atalanta e Olinto estão no Festival Santos de Longboard

Chloé Calmon / Foto WSLChloé Calmon / Foto WSL

Chloé Calmon, do Rio de Janeiro, atual terceira melhor do Mundo, e Atalanta Batista, de Pernambuco, que terminou em quinto lugar no ranking da World Surf League – WSL e Augusto Olinto, de Ubatuba, São Paulo, atual vice-campeão sul-americano de longboard, pelo ranking da World Surf League (WSL), estão confirmados no evento, que será disputado na quinta e sexta-feira (21 e 22), na Praia do José Menino, junto ao Quebra-Mar, no Parque Municipal Roberto Mario Santini.

Atalanta Batista / Foto Felix Glen

Atalanta Batista / Foto Felix Glen

As duas atletas têm como objetivo comum o título mundial no final do ano e encaram a disputa santista como um grande incentivo ao resgate e crescimento da modalidade. Para Chloé, a competição é um momento especial. Ela acaba de retornar da Austrália, onde venceu a primeira etapa do LQS, superando a atual campeã mundial. Local da Praia da Macumba, no Rio de Janeiro, conhecido reduto de longboarders, a terceira melhor do Mundo estará à vontade em Santos. “Adora a onda do Quebra-Mar e acho que é perfeita para o longboard. Já surfei em mar pequeno e grande e, em ambas as condições, as ondas eram muito longas e divertidas. Segundo a previsão, parece que teremos boas ondas. Vai ser demais surfar em Santos, com mais algumas meninas na água”, diz.

Atalanta também demonstra muita animação com o retorno de campeonatos da categoria. “O longboard está muito carente de competições no Brasil. Independente disso, estou sempre bem treinada para estar pronta para as competições que aparecerem. Não vamos desistir do longboard. Esse campeonato será muito importante”, diz a tetracampeã brasileira e bi sul-americana, que tem boa recordação de Santos.

Chloé Calmon / Foto Fellipe Ditadi

Chloé Calmon / Foto Fellipe Ditadi

“Venci a quarta etapa do Brasileiro Profissional em 2011 em Santos. Quero surfar o meu melhor, mostrar o meu potencial e vencer”, destaca a surfista da Baia de Maracaípe, em Ipojuca, enaltecendo o nível técnico que a competição terá. “Não considero a Cholé uma rival e sim uma colega de profissão. Gosto muito do estilo dela surfando e quando nos encontramos, o nível de surf fica bem interessante para quem está assistindo. Já nos enfrentamos muitas vezes e sempre com muito respeito dentro e fora d’água”, relata a surfista de 25 anos, patrocinada por Lufi e Prefeitura de Ipojuca.

Outro fera que estará no Festival Santos de Longboard é o vendedor de tapiocas da Praia Vermelha do Centro, em Ubatuba, que está sempre numa food bike, ele é o atual vice-campeão sul-americano de longboard, pelo ranking da World Surf League (WSL). Sem patrocínio, Augusto Olinto não desanima e junto com a esposa, Fabiana, tem o negócio na praia, para ganhar a vida.

Augusto Olinto / Foto Olmair Raposo

Augusto Olinto / Foto Olmair Raposo

A mais nova notícia que ele recebeu foi que será membro o “Team Toledo”, criado pelo top do WCT, Filipe Toledo e seu pai, Ricardinho, para tentar garantir estrutura a surfistas desenvolverem suas carreiras. Atualmente o longboard conta apenas com apoios da Ki-Beirute Esfiharia e Chicos Boards Skate, que o ajudam nas despesas. No entanto a falta de patrocínio principal não esmorece Augusto e segue trabalhando em sua food bike e como pintor para poder surfar e tentar chegar ao título máximo da categoria.

“Conheço o Ricardo desde molecote e já tive oportunidade de subir no pódio com ele várias vezes. Eu tinha uns 16 anos. Ele conhece o meu surf, conversamos sempre e, diante de toda a dificuldade que enfrento, tomei a liberdade de enviar o meu portfólio. Logo depois soube que iria fazer parte do Toledo Team. Uma honra para mim”, conta, agradecendo a iniciativa de Ricardinho e também de sua esposa, a Borbo.

BACKDROP 2016

O Festival Santos de Longboard está definido para quinta e sexta-feira, em pleno feriado de Tiradentes (dias 21 e 22), na Praia do José Menino, junto ao Quebra-Mar, no Parque Municipal Roberto Mario Santini. A previsão aponta uma condição excelente de ondas para os dois dias, sobretudo para o surf de pranchões. O evento, patrocinado pela Rumo, reunirá atletas de várias gerações, divididos em seis categorias, incluindo profissionais que se destacam no Circuito Mundial Profissional.

Nomes de ponta como Carlos Bahia, Jefson Silva, Marcelo Carbone, Caio Teixeira, Jaime Viúdes, Jefferson Silva, Alexandre Wolthers, Thiago Bulhões e o ícone Picuruta Salazar estão confirmados na categoria open, bem como as melhores brasileiras no Mundial, Chloé Calmon que vem do Rio de Janeiro, e Atalanta Batista, de Pernambuco, na feminina. Entre os pioneiros, lendas como Chico Paioli, Fábio Boturão e John Wolthers abrilhantarão a festa.

Por Fábio Maradei

Compartilhe.