Catarinenses de surf 2016 interrompido

A Praia da Joaquina recebeu no último final de semana (3 e 4/12) os melhores surfistas do litoral catarinense, para a grande decisão dos títulos catarinenses da temporada 2016 no Fnal Heat Fecasurf, competição que distribui os últimos e importantes pontos para o Ranking Final da Fecasurf que define os campeões catarinenses de surf em 16 categorias. As competições começaram no sábado (3/12) com ondas de meio metro e muitas disputas com as categorias de base, no decorrer da manhã, com a previsão já indicando fortes ventos e mar agitado para o domingo (4/12), os atletas, a comissão técnica e os organizadores, optaram em adiar as decisões das categorias Pro/Am, Open, Máster, Gran Máster, Kahuna e Gran Kahuna para a próxima semana com data e local a serem divulgados ainda esta semana pela Fecasurf.

No sábado, foram definidos os campeões catarinenses de surf da temporada nas categoria Junior, Mirim, Iniciantes, Infantil, Petiz, Feminino Open, Feminino Jr e Adaptados. Nas categorias Junior e Mirim, para surfistas sub-18 e sub-16, depois de 11 etapas distribuídas pelas praias de norte a sul do estado e disputas acirradas pela liderança do ranking, o atleta de Florianópolis, representante da Praia da Joaquina, Lucas Vicente, um dos talentos dessa nova geração do surf catarinense, sagrou-se o grande campeão, cravando uma dobradinha sobre o amigo e adversário Leonardo Barcelos, também um dos destaques dessa nova geração, que ficou com o vice nas duas categorias. Ambos vem surfando muito e representando Santa Catarina nas competições por onde passam. Nesta Temporada Lucas foi campeões do Hang Loose Surf Attack em São Paulo e Leonardo Barcelos venceu todas as seletivas do Rip Curl Grom Search 2016 e vai representar o estado e o Brasil nas finais mundiais da competição.

Na categoria Iniciantes, para surfistas sub-14, mais uma grande briga pelo título, disputada ponto a ponto, consagrou o atleta Luiz Mendes de Balneário Barra do Sul, o grande campeão da categoria somando 5.870 pontos contra 5.514 pontos do atleta Wallace Vasco de Florianópolis que ficou com o vice. Na categoria Infantil, para surfistas sub-12, o surfista Léo Casal da Praia do Campeche, em Florianópolis, mais uma das revelações do surf catarinense, conquistou o título de bicampeão catarinense da categoria vencendo todas as etapas da temporada, totalizando 6.500 pontos. Na categoria Petiz, para surfistas sub-10, apesar da pouca idade a molecada mostrou surf de gente grande durante o ano todo, e o título de campeão catarinense ficou com o atleta Takeshi Oyama de Balneário Camboriú somando 5.120 pontos, deixando no vice o amigo Antônio Vitorino, também de Balneário Camboriú, com 4.910 pontos.

Entre as meninas que fizeram bonito na temporada, a surfista da Praia Brava Manu Pacheco, foi o destaque do ano e garantiu os títulos das categorias Feminino Open e Feminino Junior. Na categoria Adaptados, pela primeira vez no circuito catarinense de surf da Fecasurf, o grande campeão somando 3.450 pontos foi o surfista Luciano Silveira, o “Nem”, que assim como todos os competidores da categorias, mostrou superação e também muito surf no pé. Em vice ficou o surfista Fidel Teixeira com 3.015 pontos. Esta semana a Fecasurf divulgará o local e a nova data para a decisão dos títulos catarinenses da categorias que foram adiadas devido ao mau tempo.

Por Norton Evaldt

Compartilhe.