A torcida baiana teve motivos de sobra para comemorar na tarde do último domingo (1). Dos 93 homens inscritos para o QS 1500 Praia do Forte Pro, realizado na praia do Papagente, em Mata de São João, litoral norte baiano, os dois melhores foram os filhos da terra. Local de Praia do Forte, Bino Lopes se consagrou campeão da etapa, que teve o também baiano Marco Fernandez na segunda colocação.
A bateria final foi acirrada do início ao fim. Após levar a melhor na disputa na água e ser carregado nos braços da torcida na areia, Bino Lopes ressaltou a qualidade do amigo. “Marquinho é, sem dúvidas, um dos melhores surfistas que temos no Brasil. A bateria não poderia ser diferente. Muito disputada. A cada onda, uma nova emoção. Estou muito feliz por ter feito essa final com ele, que é um amigo que torço muito pelo sucesso dele. Vamos continuar juntos, firmes e fortes levando o nome da Bahia e do Brasil para o mundo”, enfatizou o atleta que também viveu fortes emoções para chegar à decisão, quando bateu Jessé Mendes na semifinal.
“Na última onda, ele tinha a preferência, mas me deixou surfar. Ele estava na frente e eu precisava de 7.60 para ultrapassá-lo e tomar a liderança. Justo nessa última oportunidade, eu tirei 7.80 e avancei à final. Foi sensacional a emoção em ver a minha família e meus amigos vibrando na torcida”, emendou.
Vice-campeão, Fernandez também destacou o alto nível técnico do campeonato. “A galera deu um show na água. Todas as baterias foram muito niveladas e isso, com certeza, valorizou a competição. Claro que queria o título, mas segundo lugar me deixou muito feliz. Só tenho a agradecer aos meus familiares, a toda minha equipe multidisciplinar e aos meus demais apoiadores pela parceria de sempre”, disse o baiano que, na semifinal, passou pelo argentino Leandro Usuna, único estrangeiro entre os quatro melhores.
Com o resultado, Bino Lopes e Marquinho Fernandez subiram significativamente na tabela de classificação do QS ranking. Antes da competição, Bino Lopes ocupava o 60º lugar. Agora, ele é o 22º;. Marquinho Fernandez, antes 21º subiu nove posições e agora é o 12º Jessé Mendes, por sua vez, entrou no grupo dos dez atletas que ascendem à elite do surfe mundial. Antes do Praia do Forte Pro, apresentado pela Oi, o paulista ocupava a 12ª colocação. Hoje, ele ocupa a oitava colocação. Leandro Usuna pulou do 58ª lugar para o 30º.
Já no ranking Sul-Americano da WSL, o argentino ultrapassou o brasileiro Flávio Nakagima e é o novo líder. “Estou muito feliz porque é só o início do ano, ainda falta muito até o final da temporada. Espero seguir nesse ritmo. A América do Sul deve ser a mais forte, porque tem os melhores competidores da WSL. Estar no topo, é bom demais. Quero me manter aqui”, cravou Usuna. Como premiação pelo título, Bino Lopes ganhou USD 10.000 e Marquinho Fernandez, pelo vice, USD 6.000.
Resultado após o Praia do Forte Pro
1.o: Leandro Usuna (ARG) – 1.310 pontos
2.o: Flavio Nakagima (BRA) – 1.280
3.o: Bino Lopes (BRA) – 1.000
4.o: Marco Fernandez (BRA) – 750
5.o: Marcos Correa (BRA) – 745
6.o: David do Carmo (BRA) – 700
7.o: Messias Felix (BRA) – 605
8.o: Caetano Vargas (BRA) – 580
9.o: Jesse Mendes (BRA) – 560
10.o: Wesley Santos (BRA) – 530
Por Jiovani Soeiro