Bells: curiosidades e previsão!

A 2ª etapa da WSL, o Rip Curl Pro acontece em Bells Beach entre os dias 24 de março e 5 de abril. Essa é a competição de Surf mais antiga do mundo que continua acontecendo ano após ano, desde 1961, sempre no período da Páscoa. Bells é localizada no estado de Victoria no sul da Austrália e fica a 100km de Melbourne. Bells Beach é uma onda que tem uma parede bem ampla, então favorece um Surf de curvas, com muitas trocas de bordas, e com bastante “power’. É preciso ter muita força para segurar nas cavadas e no topo da onda.

GeralAust88

Surfistas como Mick Fanning, Joel Parkinson, Kelly Slater e Mineirinho vão ser sempre favoritos em Bells por se enquadrarem perfeitamente nesse estilo de Surf. John John e Medina também podem surpreender. No inside de Bells, chamado de Rincon, o Surf já é diferente. Rincon é uma onda muito mais high performance que favorece aéreos e manobras progressivas, e é opção ao palco principal quando o Swell está pequeno e rouba o show nas “expression sessions”.

As pranchas em Bells – Normalmente os pros usam pranchas um pouquinho maiores e mais esticadas em Bells para segurar a pressão da onda e fazer arcos mais alongados, com exceção de Slater que deve usar uma prancha em Epoxi Firewire meio “diferentona”. Mick Fanning deve usar a DHD-Ducks Nuts, Mineirinho deve voltar a usar a Al Merrick Rookie 15, enquanto Parko provavelmente usará uma JS-Forget me not. Medina deve usar o modelo de performance do Cabiana, a DFK.

Alguns dados e fatos de por que você deve assistir a 2ª etapa da WSL, o Rip Curl em Bells Beach: é a competição de Surf mais antiga do mundo que continua acontecendo ano após ano, desde 1961; Os últimos 8 vencedores do Bells Beach Pro estão competindo esse ano; Simon Anderson chocou e revolucionou o mundo do Surf ao ganhar a edição de 1981 surfando em uma triquilha enquanto todos usavam biquilhas nessa época em ondas de 12 pés; Mineirinho ganhou a etapa em 2013 e foi vice em 2015; O som Hells Bells do AC/DC é tocado toda manhã antes da competição; Há um briga paralela entre Mick Fanning e Kelly Slater que já levaram 4 vezes o campeonato (mesmo número de Mark Richards) para ver quem se isola na liderança; Parko com 3 títulos pode alcança-los em caso de vitória; Os regulares dominam em Bells. O último Goofy a levar o badalado sino foi o Occy em 1998; Os campeonatos mais épicos em Bells foram os dos anos de 1981, 2006 e 2011.

E o que a previsão diz para o Rip Curl Pro Bells desse ano?
O primeiro dia da janela de espera (hoje no Brasil) deve ter ondas de meio metro e não deve rolar o evento. O Swell sobe um pouco durante a tarde na Austrália (madrugada no Brasil) e permance com cerca de um metro até sábado (horário da Austrália). No sábado na Australia entra um novo swell um pouco mais forte e tem o ápice no domingo na Austrália (sábado de madrugada no Brasil), alcançando 1,5m com séries maiores. Na terça-feira dia 29, acontece mais um reforço no swell que vinha diminuindo desde domingo. E lá pelo dia 31 de março/ 1 de abril, deve entrar um swell tão grande quanto ou ainda maior do que o swell de domingo.

Por Caio ComSurf

Compartilhe.