Barra do Sul vence e mantém a liderança do ranking

Excelentes ondas marcaram a segunda etapa do Surfing Games na praia do Santinho, em Florianópolis. A Associação de Barra do Sul (ASB) conquistou sua segunda vitória consecutiva, e chega como favorita na briga pelo título do circuito de 2016, na última etapa em Imbituba (SC), sul do Estado. Mantendo o ritmo que imprimiu na primeira etapa a Associação de Surf de Barra do Sul (ASB) repetiu o feito e conquistou sua segunda vitória no circuito na praia do Santinho no último domingo (este final de semana. Com ondas sensacionais na faixa de 1,5 metro neste domingo (20), em Floripa, a qualidade técnica dos competidores ficou ainda mais em evidência, com performances de alto nível na competição.

ASBC Balneário Camboriú terminou na terceira colocação / Foto Basilio Ruy

ASBC Balneário Camboriú terminou na terceira colocação / Foto Basilio Ruy

No total, 15 equipes integram a elite catarinense deste ano no circuito, mas 13 associações estiveram presentes no Santinho. Dois times deram WO neste final de semana: praia do Rosa (ASPR) e de Itajaí (ASPI), o que acaba prejudicando na pontuação final do ranking.
A ASB de Barra do Sul começou o último dia de competição na liderança, controlando uma boa vantagem em relação à segunda colocada, que nessa altura era Garopaba (ASG). A primeira colocação chegou ser ameaçada em certo momento, mas com a sequência de baterias em todas as categorias, o time do extremo norte catarinense se consolidou ainda mais na ponta até a vitória. A confirmação do título veio após a final do Longboard, quando Barra do Sul não poderia mais ser alcançada, para o delírio de seus componentes. Até este ano, Barra do Sul nunca havia vencido uma etapa no circuito Surfing Games.

ASG Garopaba, vice-campeã da etapa / Foto Basilio Ruy

ASG Garopaba, vice-campeã da etapa / Foto Basilio Ruy

Interassociações, e 2016 tornou-se um ano especial para os norte catarinenses com esta segunda conquista seguida da ASB. “Para uma associação que nunca havia vencido ganhar duas etapas seguidas é um bom sinal nessa reta final na briga pelo título inédito”, comentou o chefe de equipe Balu Schroeder. A única associação norte catarinense campeã foi a ASBC de Balneário Camboriú, que conquistou nove vezes circuito, sendo a recordista de títulos no Estado. A briga pela segunda colocação foi eletrizante e se manteve aberta até as últimas baterias do evento. Três associações se alternaram numa disputa ferrenha pela segunda colocação. No final prevaleceu a Associação de Surf de Garopaba (ASG), que confirmou a bela campanha nesta etapa e terminou com o vice-campeonato. Éuma motivação a mais para a equipe do sul do Estado, que reagiu no ranking, subindo para a quarta colocação e aposta tudo na última etapa em Imbituba (SC).

Fotos Basilio Ruy

Por João R. Lopes

Compartilhe.