Atletas de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarinas confirmados na primeira etapa do Semillero Olas Pro Tour América 

Foto Divulgação Foto Divulgação

O circuito tem por objetivo focar na promoção de novos talentos na parte competitiva do surf Sul-Americano

Cinco brasileiros estão confirmados para competir na primeira etapa da terceira temporada do Arica Surf Cities La Isla Pro Semillero Olas Pro Tour América 2024/2025, que será realizada em Arica, no Chile, entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro de 2024. Ao todo, cerca de 70 atletas vão competir nesta primeira etapa.

Representando São Paulo na categoria Sub 10 Masculino, está Nelson Nagata. Os irmãos Kailani Renno e Keoni Renno também marcarão presença, competindo nas categorias Subs 16 e 18 Masculino, com Keoni participando ainda da Sub 14. Pelo Rio de Janeiro, Lanay Thompson, destaque no Feminino, disputará nas categorias Subs 16 e 18. Fechando o time, Gustavo Frutuoso, de Santa Catarina, competirá nas categorias Subs 10 e 12 Masculino.

Caso as condições das ondas não estejam favoráveis em Arica, a prova será realizada na praia de Las Machas.

Além desta primeira etapa, o circuito contará com mais sete até junho de 2025. No Chile, ocorrerá também a segunda etapa entre os dias 4 e 5 de setembro e a terceira em La Urraca entre os dias 7 e 8 do mesmo mês, em 2024. Ambas em La Punta Iquique.

O Semillero Olas Pro Tour é reconhecido como o circuito de categorias de base mais prestigiado da América Latina, atraindo os melhores jovens surfistas do mundo. “Estamos muito felizes em iniciar a primeira etapa desta terceira edição do Semillero Olas Pro Tour 2024/2025, sempre com um olhar para o intercâmbio cultural, esportivo e gastronômico. Estamos trabalhando para que cada etapa do circuito crie um ambiente de confraternização, com disputa saudável, onde o atleta competirá ao lado dos melhores surfistas sul-americanos da nova geração”, destacou Roberto Muelas Meza, idealizador do Semillero Olas Pro Tour, organizador do evento.

Depois, já em 2025, o campeonato segue para o Peru com a quarta etapa em Punta Roca, Lima, nos dias 24 e 25 de janeiro; a quinta em Playa Redondo, Miraflores, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro; e a sexta etapa em El Elio, Huanchaco, nos dias 7 e 8 de fevereiro.

Em seguida, haverá mais duas etapas: a sétima no Equador, em Salinas, entre os dias 18 e 20 de abril; e o encerramento está previsto no Brasil, em Santos, São Paulo, com dia e mês a serem definidos.

Com uma premiação igualitária para homens e mulheres, o Semillero Olha Pro Tour América pretende atrair mais de 800 atletas e investir mais de 80 mil dólares, divididos em todas as etapas. Aos finalistas das categorias Subs 14, 16 e 18, serão oferecidas premiações em dinheiro aos finalistas das categorias Subs 10 e 12, pranchas de surf, roupa de borracha e kits.

Na última edição, o Semillero Olas Pro Tour investiu mais de 70 mil dólares, com 10 mil dólares distribuídos em cada etapa. Esse comprometimento com os jovens atletas reforça a importância do circuito na formação e desenvolvimento dos futuros campeões do surf mundial. Também mobilizou participantes de lugares como Chile, Venezuela, Brasil, Argentina, Uruguai, Panamá, Nicarágua e Colômbia, fortalecendo e incentivando a nova geração de talentos do surf na região sul-americana.

Atualmente os atletas líderes do ranking do Semillero Olas Pro Tour são, no Feminino: a Colomba Melus (Sub 10 – CHI), Emma García (Sub 12 –PER) e Brianna Barthelmess (Subs 14, 16 e 18 – PER). No Masculino: Guilherme Goulart (Sub 10 – SC – Brasil), Romano Menichetti (Sub12 – CHI), Nicolas Oliveira (Sub 14 – SP – Brasil) e Thiago Passeri (Subs 16 e 18 – ARG).

Esses são os surfistas que também conquistaram vagas na equipe Sul-Americana para competirem no Olas Pro Tour Europa, em Portugal, evento homologado pela World Surf Cities – Rede Global de Cidades do Surf, que será realizado entre os dias 6 a 14 de outubro de 2024,na Ericeira e Viana de Costelo.

Sobre Semillero Olas Pro Tour

O Semillero Olas Pro Tour é um circuito de surf dedicado a promover intercâmbio cultural e esportivo entre os atletas, sempre com objetivo de apoiar o talento emergente no mundo do surf. Com etapas em vários países sul-americanos, o circuito oferece uma plataforma para jovens surfistas mostrarem seu potencial e competirem em um ambiente que simula os grandes eventos profissionais.

Compartilhe.