Alerta – Pressão subtropical adia início da 1ª etapa do Hang Loose Surf Attack

Foto ReproduçãoFoto Reprodução

Pressão subtropical pode atingir o Brasil e prevê ventos de 100 Km/h na região sul do país

O primeiro dia de competições do Circuito Hang Loose Surf Attack 2022 está oficialmente adiado. A Federação de Surf do Estado de São Paulo optou em transferir o início do evento que seria na sexta-feira (20/05), para o sábado (21/05), que acontecerá na Plataforma de Pesca, em Mongaguá, Litoral Sul de São Paulo. A decisão anunciada nesta quarta-feira (18/05), é devido ao estado de emergência declarado pela Marinha do Brasil, na última terça-feira (17/05).

“Realizar a abertura do circuito em meio a um alerta tão importante como este é um ato de irresponsabilidade. Estamos pensando na integridade dos nossos atletas, que em sua maioria são crianças. Nossa preocupação sempre foi a saúde e a segurança de nossos atletas”, comunicou o presidente da SPSurf, Zé Paulo.

Segue na íntegra a nota oficial da Marinha do Brasil.

“A Marinha do Brasil deverá nomear dentro das próximas 48h a baixa pressão subtropical com o nome indígena Yakekan. Sua formação é rara e preocupante, pois seu deslocamento inicial é em direção ao alto-mar. Porém o sistema deve se configurar como Tempestade Subtropical, segundo a Marinha do Brasil. E a própria Marinha admite a possibilidade do sistema retornar ao Brasil e tocar o solo, o que é raro e incomum.

Será a segunda vez na história que um ciclone toca o solo no Brasil, a última vez foi em 2004, com o Furacão Catarina. A futura tempestade subtropical Yakekan deve tocar o solo nesta semana entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Após o landfall, o sistema deve operar em off-cost até o sudeste, chegando perto do litoral do Rio de Janeiro. Os modelos serão atualizados e novas estimativas podem ser criadas. A marinha prevê ventos de 100 Km/h na região sul do Brasil”.

O novo cronograma para esta primeira etapa pode ser acessado aqui e domingo será um dos grandes dias do evento com 5 finais.

A organização do evento pede para que o staff chegue na sexta-feira (20/05), porém, pretende finalizar a primeira etapa do Hang Loose Surf Attack 2022 na segunda-feira (23/05).

O Hang Loose Surf Attack 2022 conta com os patrocínios da Sthill e Mobyou. Apoios: Keahana Blanks, Special Boards, Protetor Solar Suntech, Delab Design, Sim Suco, Sicrupt Beachwear, Parafinas Manga Wax, Waves Now, Nuty Açaí, Odara Alfajor e Pousada Plataforma, Hotel Ohana Beach, Hotel Basílio, Pousada Beira Mar. Divulgação: Waves. Colaboração: Prefeitura Municipal de Mongaguá, por meio de sua Diretoria de Esportes, Lazer e Juventude de Mongaguá e ASPM (Associação de Surf Píer de Mongaguá). O evento é supervisionado pela Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf).

 

Compartilhe.