No último domingo, 1º de setembro, as lendárias ondas do point break da antiga Ilha Alacran, em Arica, Chile, foram palco do primeiro encontro do Semillero Olas Pro Tour 2024/2025. O evento reuniu alguns dos melhores surfistas da Argentina, Brasil, Chile, Peru, Colômbia e Costa Rica, que competiram em dois dias repletos de emoção e adrenalina. Famílias de diferentes países compareceram em peso para assistir ao desfecho dessa emocionante competição, saindo satisfeitas com o espetáculo.
Na grande final da categoria sub-18 masculina, o peruano Alejandro Bernales sagrou-se campeão ao dominar a bateria do início ao fim, com um surf poderoso e agressivo, Bernales conquistou o título com um total de 11,25 pontos, coroando-se o novo campeão da categoria.
No sub-18 feminino, a chilena Isidora Bulto, que entrou na final como favorita, mostrou alto nível e determinação ao longo de toda a competição. Embora tenha enfrentado adversárias experientes, sua excelente escolha de ondas e gestão de tempo lhe renderam 11,40 pontos e o primeiro título da temporada.
Na categoria sub-16 masculina, o argentino Facundo Ruggiero surpreendeu e dominou a final com um ataque poderoso de backside, levando o ouro com sólidos 12,50 pontos.
Já no sub-16 feminino, a peruana Brianna Barthelmess, atual tricampeã, confirmou seu favoritismo até o final da bateria. Com um surf seguro, potente e arriscado, Barthelmess sagrou-se a grande campeã desta primeira etapa.
No sub-14 masculino, o brasileiro Keoni Renno impressionou desde o início do campeonato com sua técnica apurada de backside, velocidade e controle. Em uma bateria acirrada, Renno soube administrar sua vantagem sobre os adversários, garantindo a medalha de ouro e pontos importantes para o ranking.
Na final feminina do sub-14, a peruana Valentina Escudero surpreendeu ao vencer sua compatriota e favorita Brianna Barthelmess. Com um surf forte de backside, Escudero conquistou o lugar mais alto do pódio.
Na categoria sub-12 masculina, o chileno Romano Menichetti, atual campeão, travou uma disputa acirrada e conseguiu as ondas e os pontos necessários para garantir sua primeira vitória no circuito.
No sub-12 feminino, a peruana Antonella Caballero mostrou porque é considerada um dos grandes nomes do surf peruano, ao alcançar uma excelente pontuação com suas duas melhores ondas e conquistar o título.
Por fim, na categoria sub-10 masculina, o brasileiro Gustavo Frutuoso superou o chileno Ismael Alcantar e o também brasileiro Nelson Nagata. Apesar da pouca idade, todos os competidores impressionaram o público ao demonstrar técnica e habilidade nas desafiadoras ondas de Arica.
Campeões da 1ª etapa do Semillero Olas Pro Tour América 2024/2025
Masculino
Sub 18
1 – Alejandro Bernales (Peru)
2 – Kailani Renno (Brasil)
3 – Jeremy Chucky (Chile)
4 – Thiago Passeri (Argentina)
Sub 16
1 – Facundo Ruggiero (Argentina)
2 – Keoni Renno (Brasil)
3 – Bastian Arevalo (Peru)
4 – Luca Chipoco (Peru)
Sub 14
1 – Keoni Renno (Brasil)
2 – Facundo Ruggiero (Argentina)
3 – Santiago Tejerina (Peru)
4 – Andres Majluf (Chile)
Sub 12
1 – Romano Menichetti (Chile)
2 – Tadeo De La Fuente (Peru)
3 – Gustavo Frutuoso (Brasil)
4 – Ismael Alcantara (Chile)
Sub 10
1 – Gustavo Frutuoso (Brasil)
2 – Ismael Alcantara (Chile)
3 – Nelson Nagata (Brasil)
Feminino
Sub 18
1 – Isidora Bulto (Chile)
2 – Brianna Barthelmess (Peru)
3 – Chiara Bagoni (Chile)
4 – Katya Wirsch (Argentina)
Sub 16
1 – Brianna Barthelmess (Peru)
2 – Katya Wirsch (Argentina)
3 – Isidora Bulto (Chile)
4 – Lanay Thompson (Brasil)
Sub 14
1 – Valentina Escudero (Peru)
2 – Brianna Barthelmess (Peru)
3 – Matilda Bulto (Chile)
4 – Antonella Caballero (Peru)
Sub 12
1 – Antonella Caballero (Peru)
2 – Colomba Melus (Chile)
3 – Emma Neumann (Chile)
4 – Josefa Melus (Chile)
5 – Antonella Monroy (Chile)