Adriano de Souza é a atração no Japão

Adriano de Souza (SP) (@WSL / Tom Bennett)Adriano de Souza (SP) (@WSL / Tom Bennett)

O campeão mundial Adriano de Souza venceu o Oi Rio Pro em Saquarema e não quis saber de descanso até a próxima etapa do World Surf League Championship Tour, que começa em 6 de junho nas Ilhas Fiji. Ele preferiu ir para o Japão e é a principal atração do QS 6000 Gotcha Ichinomiya Chiba Open. Na sexta-feira, Mineirinho bateu todos os recordes do campeonato nas pequenas ondas de Shida Point e mais cinco brasileiros também passaram suas baterias para disputar classificação para as oitavas de final, o líder do WSL Qualifying Series, Jessé Mendes, os também paulistas Victor Bernardo e Flavio Nakagima, o catarinense Tomas Hermes e o pernambucano Luel Felipe.

“As ondas estão bem difíceis hoje (sexta-feira), mas estamos todos competindo nas mesmas condições”, destacou Adriano de Souza. “Felizmente, na minha bateria entraram algumas ondas boas e estou feliz por ter conseguido mostrar o meu surfe. Acredito que o vento vai melhorar amanhã (sábado) e espero que seja um grande dia. Eu decidi vir para cá, porque fazia tempo que não vinha e acho um bom lugar para visitar com minha esposa, pois a comida é muito boa e os japoneses são muito receptivos com a gente”.

Mineirinho foi o segundo brasileiro a avançar para a rodada classificatória para as oitavas de final na sexta-feira. O primeiro foi o descendente de japoneses, Flavio Nakagima, que travou uma batalha pela segunda vaga com o seu conterrâneo da Praia Grande (SP), David do Carmo, na bateria que abriu a terceira fase e foi vencida por Timothee Bisso, da Ilha Guadalupe. Mais dois brasileiros entraram na segunda e Adriano de Souza deu um show, batendo todos os recordes que o norte-americano Kanoa Igarashi tinha registrado na quinta-feira.

O campeão mundial de 2015 e vice-líder no Jeep WSL Ranking, aumentou a maior nota de 9,50 para 9,57 e o placar de 17,17 para 17,74 pontos. Já o norte-americano Brett Simpson impediu uma dobradinha brasileira, ganhando a briga pelo segundo lugar de Alex Ribeiro. Mineirinho tinha perdido para Timothee Bisso em sua estreia no QS 6000 do Japão e vai voltar a enfrentar o francês de Guadalupe, além do norte-americano Griffin Colapinto, na disputa pelas duas primeiras vagas para as oitavas de final do Gotcha Ichinomiya Chiba Open.

Flavio Nakagima está na segunda bateria dessa quarta fase com Brett Simpson e o havaiano Dylan Goodale. Ele e Alex Ribeiro barraram a sensação do Oi Rio Pro e convidado da World Surf League para o CT de Fiji, Yago Dora, que defendia a terceira posição no ranking do WSL Qualifying Series e ficou em último lugar na sua primeira bateria no Japão. Victor Bernardo entra na terceira classificatória para as oitavas de final com dois havaianos, Keanu Asing e Koa Smith.

Por João Carvalho

Compartilhe.