Durante um período de isolamento global, o Vans Checkerboard Day deste ano juntou os fãs da Vans de todo o mundo para amplificar e ajudar a expandir a missão dos parceiros beneficentes globais que têm o propósito em comum de utilizar programas focados em criatividade para apoiar a saúde mental e o bem-estar. Por meio de uma doação da Vans e da capacitação dos fãs em ajudar a arrecadar mais recursos através de produtos em edição limitada desenhados por Geoff McFetridge, ou participando na recém-lançada ferramenta de doação por mensagem de texto nos EUA, cada parceiro beneficente recebeu mais de US$ 100.000 diretamente da Vans ou do Vans Checkerboard Fund na Tides Foundation. As doações permitirão que as entidades ampliem seus serviços e recursos para ajudar o número crescente de jovens a enfrentarem preocupações com a saúde mental através de meios criativos como a arte, a música e os esportes de ação, incluindo:
A Get Lit-Words Ignite utilizará a doação para continuar construindo uma plataforma online que disponibiliza currículos em escolas nos EUA e em outros países. Esta plataforma online ajudará a criar uma comunidade online criativa para que jovens compartilhem seus poemas com centenas e milhares de outros jovens ao redor do mundo, construindo uma comunidade global que frequentemente não têm nenhuma válvula de escape criativa.
A Arte Por La Vida agora poderá estender seu trabalho por todo o México e garantir que conseguirá fornecer os recursos necessários a um número crescente de beneficiários carentes, incluindo materiais para oficinas, lançamento de novos programas, pagamentos a professores e profissionais que comandam sessões, bem como assegurar que as pessoas tenham transporte de ida e volta das oficinas ou sessões.
A Singapore Association for Mental Health agora pode oferecer serviços digitais, como atividades online e sessões de terapia para beneficiários e cuidadores, bem como seus 10 programas em andamento. Neste ano, a SAMH tomou a decisão durante a COVID de isentar as taxas de programa aos usuários de serviços, para aliviar as dificuldades financeiras causada pela perda de empregos durante a pandemia.
Fãs globais apareceram virtualmente em todo o mundo para participarem de diversas iniciativas digitais de marca focadas em animar e conscientizar sobre o poder da autoexpressão criativa como recurso para a saúde mental e o bem-estar, incluindo as mais de 2 bilhões de visualizações do Desafio #VansCheckerboardDay no TikTok e testemunhos de embaixadores como Tony Hawk, Yaya Zahir e Catalina Bu, que compartilharam uma perspectiva dos bastidores de como cada uma das suas formas de expressão criativa os ajudaram neste ano.
“Embora seja pouco dizer que 2020 foi um ano incrivelmente estressante, cheio de ansiedade e frustrante, acho que há uma tremenda oportunidade para a criatividade ter um papel poderoso e significativo em como enfrentamos e superamos desafios causados pelo isolamento global”, afirma Doug Palladini, presidente global da Vans. “O Vans Checkerboard Day assumiu uma missão muito específica neste ano – defender o poder da criatividade como uma válvula de escape para a saúde mental. Com a pandemia global ainda impactando muitos aspectos de nossas vidas, decidimos reforçar o compromisso da nossa marca e a responsabilidade de apoiar nossa família Vans em nos conectarmos através da criatividade”.
Desde 2013, a Vans já doou mais de US$ 10 milhões para entidades beneficentes criativas no mundo inteiro, apoiando a expressão criativa em comunidades em todo o mundo. A Vans acredita que a criatividade é uma parte essencial de ser humano e que todos devem poder se expressar através dos meios únicos provenientes dos esportes de ação, da arte, da música e da cultura de rua. O Vans Checkerboard Fund na Tides Foundation permitirá que a Vans se conecte com mais organizações em todo o mundo que trabalham para permitir a criatividade para os nossos jovens.