Santos Surf define campeões

Na última sexta-feira (8), o Quebra-Mar em Santos, sediou a 2ª etapa do Circuito Santos Surf 2016. Apesar do evento ser totalmente local, quem brilhou nesta etapa do Circuito foi um guarujaense. Eduardo Motta, da Praia Branca. O jovem garantiu a vitória na categoria iniciante (até 14 anos), com direito às melhores notas do evento com ondas de até 1,5 metro, e a nova geração mostrou habilidade, técnica e coragem. Mottinha, apontado como uma das grandes promessas do surf brasileiro, e atual campeão paulista mirim, não deu chances aos rivais na finalíssima, com notas 8,27 e 8,17, as duas mais altas entre todos, somando 16,44 pontos de 20 possíveis. Ainda descartou um 8 e um 7, que também seriam suficientes para não ser alcançado. No Circuito, é o único atleta com 100% de aproveitamento.

Nas outras cinco categorias, quatro vitórias para atletas “locais”, com Yuri Beltrão, na estreante (sub12), Isadora Parra, na feminina (no máximo 18 anos), Vinicius Ponchet, na mirim (limite de 16 anos) e Kim Matheus, na júnior (também até 18 anos). Já entre os caçulas da petit (10 anos para baixo), a vitória foi para Itanhaém, com Davi Jihad. Outro destaque do dia foi Roberto Alves, único surfista a disputar duas finais, com o terceiro lugar na estreante e o quarto na iniciante, além de ter uma das melhores notas da competição, oito pontos.

A 3ª e última etapa do Circuito, marcada iniciante para o período entre 27 de agosto e 4 de setembro, será antecipada para este mês. “Vamos aproveitar as férias da garotada e em razão da Olimpíada e do calendário da Federação Paulista, decidimos abrir a nova janela de espera de ondas no dia 20. Assim, ainda em julho vamos definir a equipe santista que vai disputar o Circuito Paulista”, explicou Marcos Andrade. Em cada etapa, os quatro melhores colocados de cada categoria recebem troféus, medalhas e kits oferecidos pelos apoiadores. Os atletas residentes/radicados em Santos que somarem o maior número de pontos nas três disputas serão declarados campeões do Circuito, garantindo vagas para a equipe que representará a Cidade no Circuito Paulista Hang Loose (com todas as despesas custeadas pela ASS). Já os surfistas de outras cidades receberão as premiações das etapas.

Por Fábio Maradei

Compartilhe.