14º Desafio de Canoas Havaianas abre inscrição

Com nada menos que 75 km de remadas ininterruptas, está confirmado para o dia 4 de março o 14º Desafio Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoas Havaianas. A disputa de 2017 terá como grande novidade o aumento do número de equipes. Desta vez, serão 30 canoas na competição, que a partir desta edição passa a fazer parte do Calendário Oficial de Santos. “Este ano foram 21 equipes e depois de avaliar toda a logística, vamos enfrentar esse novo desafio de ter 30 canoas largando juntas. Será um grande espetáculo”, afirma Fábio Paiva, um dos maiores entusiastas da modalidade no Brasil. “Essa é uma prova que exige estratégia e sinergia de todos os membros da equipe, até mais do que força”, destaca. Ele revela que assim que os atletas foram informados da data, a procura foi grande e mais de 20 equipes já estão confirmadas. “Temos participantes de Vitória, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Santos, Niterói, Brasília, Florianópolis, Ilhabela. Cada time conta com nove atletas, seis remando e três no revezamento, além dos apoios que acompanham, o pessoal da organização, fiscais, segurança. Então, estimamos mais de 400 pessoas envolvidas diretamente no evento”, ressalta Fábio Paiva.

As equipes estarão divididas nas categorias masculina, mista, feminina e master (acima de 40 anos). A prova terá início e final na Praia da Aparecida, em Santos. A largada será no estilo Le Mans e o percurso no sentido anti-horário, passando por todas as praias de Guarujá, com cerca de 40 km pelo mar, e a parte final no Canal de Bertioga e no Porto de Santos. “Temos todos os tipos de cenários. De ondulações, correntezas até baixios na parte do rio”, revela Fabio Paiva. Cada canoa terá seis atletas remando e o revezamento é um dos destaques, com as trocas (até três atletas por vez) feitas com a embarcação em movimento. Todas as equipes serão acompanhadas por barcos de apoio, tanto para segurança, quanto para a substituição dos competidores.

As inscrições seguem abertas e devem ser solicitadas por e-mail ou pelo telefone (13) 98210.0110. Até o dia 30 deste mês, a taxa é de R$ 1.400,00 por equipe (nove pessoas). A partir o dia 1º de janeiro, o valor tem acréscimo de 15%. As inscrições serão encerradas quando o limite de 30 equipes for atingido. Ainda como parte das inscrições, todas as equipes devem participar do Projeto Solidário, com a entrega de, no mínimo, cinco latas de Sustagem ou Nutren Kids para doação à Abraccii – Associação Brasileira de Apoio e Combate ao Câncer Infanto-juvenil. “Esse é um diferencial de nossas provas, que novamente beneficiará a Abraccii. Na Volta deste ano, arrecadamos 240 latas de Leite NAN, o que significa um valor aproximado de R$ 6 mil em produtos nutricionais”, afirma Carla Greco, administradora do evento.

mapa-volta-a-ilha-20172016 – No 13º Desafio Volta à Ilha de Santo Amaro, realizado dia 12 de março, a vitória foi da equipe Poseidon, numa prova marcada por adversidades pelas condições do mar, com muitas ondas. Os campeões, que remaram com a base formada pela equipe TriboQPira, pentacampeã do evento e outras duas vezes vice, completaram o percurso em 6 horas 16minutos e 16 segundos.

Por Fábio Maradei

Compartilhe.