?Sub 18 Peru: Billabong Pro Junior San Bartolo

O Billabong Pro Junior San Bartolo vai abrir as seletivas sul-americanas da WSL South America para o Mundial Pro Junior da World Surf League no Peru. A praia de San Bartolo, na capital Lima, vem se tornando o grande palco da categoria na América do Sul e no ano passado sediou duas das três etapas disputadas no continente. O próximo desafio para a nova geração está confirmado para os dias 5 a 7 de maio e a grande novidade é o limite de idade para a categoria, que a World Surf League baixou de 20 para 18 anos a partir de 2016.

Alonso Correa (PER) (Gonzalo Noriega)

Alonso Correa (PER) (Gonzalo Noriega)

O evento deste ano também marca a volta da Billabong para a categoria Pro Junior que ela mesma iniciou, promovendo os campeonatos que decidiram os primeiros campeões mundiais da história da World Surf League. O primeiro foi o já falecido havaiano Andy Irons em 1998, seguido pelo australiano Joel Parkinson em 1999 e o brasileiro Pedro Henrique em 2000, nas três edições disputadas no Havaí. Depois a competição mudou para a Austrália e continuou definindo os melhores surfistas do mundo com até 20 anos de idade por muitos anos.

Na América do Sul, a Billabong também foi pioneira na categoria Pro Junior e retorna agora no Billabong Pro Junior San Bartolo do Peru. No ano passado, o brasileiro Deivid Silva e a peruana Miuska Tello venceram esta primeira etapa e terminaram a temporada como bicampeões sul-americanos Pro Junior da WSL South America. Ambos já não teriam mais idade para competir, ainda mais com o novo limite de 18 anos.

Miluska Tello (PER) (Grupo Firbas)

Miluska Tello (PER) (Grupo Firbas)

Na outra etapa do ano passado em San Bartolo, que definiu o time sul-americano para o Mundial Pro Junior de 2015, Miluska Tello foi finalista de novo, mas perdeu a decisão para a também peruana Miluska Tello. Já Deivid Silva não competiu nessa prova, porém deu Brasil no alto do pódio mais uma vez, com o catarinense Alcides Lopes derrotando o peruano Alonso Correa na grande final do Maui and Sons Pro Junior San Bartolo.

Os dois se classificaram para o Mundial da World Surf League com este resultado e o carioca Lucas Silveira acabou ficando com a última vaga no time sul-americano, formado pelos seis primeiros no ranking. E de último ele foi direto para o topo do mundo em Portugal. Lucas Silveira surfou de forma incrível nas direitas de Ribeira D´Ilhas para derrotar todos os adversários que cruzaram seu caminho, rumo ao sétimo título mundial do Brasil na última competição da categoria para surfistas com até 20 anos de idade.

Melanie Giunta (PER) (Gonzalo Noriega)

Melanie Giunta (PER) (Gonzalo Noriega)

As inscrições ainda estão abertas pelo sistema online do www.wslsouthamerica.com e os brasileiros são maioria entre os que já confirmaram participação até o momento. Outros países, como Peru, Argentina, Uruguai, Chile e Equador, também estarão representados na primeira seletiva sul-americana da WSL South America no Peru.

Por João Carvalho

Compartilhe.