Ela mora e estuda no ABC, mas gosta mesmo de estar no mar e nestes sábado e domingo (1º e 2), Yohanna Sarandini pode garantir o seu primeiro título paulista universitário de surf. A futura fisioterapeuta é a líder da categoria feminina, com a vitória na etapa inicial, em Ubatuba, e agora compete animada onde treina. “Sempre bati na trave. Nunca tinha vencido esse evento. Maresias é uma praia que frequento bastante, gosto de competir lá, porque a onda me favorece muito”, afirma a aluna do 6º semestre do curso de Fisioterapia na Faculdade de Medicina do ABC.

Foto: Marcio Rovai

Na disputa pelo título estadual, ela tem como principal rival a experiente Jahia Bettero, de Ubatuba, representando a Unimódulo e bicampeã paulista em 2004/05. “O título universitário representa um sonho, pois temos as melhores surfistas universitárias do Brasil competindo de igual para igual e todas com o mesmo objetivo”, fala a atleta que mora em Santo André.

Yohanna sabe que o título paulista no domingo também garantirá a sua participação na disputa do Brasileiro, no mesmo dia, podendo ter a chance de erguer dois troféus. “Espero conseguir mostrar o meu surf e, dependendo do resultado, estarei feliz por fazer o que eu amo. As meninas estão surfando muito e acho que vai ser uma briga por esses dois títulos que estão em jogo em Maresias”, ressalta.

Aos 22 anos, ela aprendeu a surfar aos sete, incentivada pelos pais e irmão. Sua primeira competição foi em 2012, no Sebastianense. “Saí com a vitória e depois desse dia a competição começou a fazer parte da minha vida. O surf virou uma paixão”, completa.

DISPUTAS 

Junto com a feminina, a 20ª edição do Circuito Paulista Universitário de Surf terá as definições dos títulos nas categorias open, para atletas que estudam no litoral; paulistana, para alunos da capital e interior, e formados. Logo após as finais do Estadual, o evento contará com uma bateria demonstração, reunindo vários dos campeões ao longo dessas duas décadas e na sequência, a disputa do Brasileiro.

Em paralelo às baterias no mar, o evento tem diversas atrações gratuitas na areia, como brincadeiras, jogos, atividades, para envolver tanto os atletas quanto seus acompanhantes, bem como a escolha da Garota Universitária e a festa à noite.

Por Fábio Maradei

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.