Tyler Wright é a nova campeã mundial

Tyler Wright is the 2016 WSL World Champion and Roxy Pro France runner-up.Tyler Wright is the 2016 WSL World Champion and Roxy Pro France runner-up.

A havaiana carimbou a faixa da australiana na decisão do Roxy Pro, conquistando sua primeira vitória no Tour 2016. “Há uma série de razões para eu conseguir o título mundial este ano e estou muito feliz por ter conquistado isso aqui nesta etapa”, disse Tyler Wright. “O ano passado foi muito agitado para mim. Eu perdi um tio e este tinha sido o último evento que ele me viu competir, então eu prometi a ele que eu iria ganhar um título mundial e consegui. É para você tio e para o meu irmão (Owen Wright) também, toda a minha família e meus amigos. Eu os amo muito e é muito especial poder oferecer esse título mundial para todos vocês”.

Tyler Wright (AUS) campeã mundial de surf em 2016 / Foto Poullenot

Tyler Wright (AUS) campeã mundial de surf em 2016 / Foto Poullenot

O título foi confirmado na segunda semifinal, quando Carissa Moore derrotou a sua única oponente, Courtney Conlogue. A norte-americana ainda tentou a vitória nas duas últimas ondas que surfou, mas o máximo que conseguiu chegar foi a 15,67 pontos, não ultrapassando os 15,90 da havaiana. “Eu sabia que um dia eu ia ser campeã mundial e eu estava pronta para conseguir isso esse ano”, disse Tyler Wright. “Eu quero dar um enorme parabéns para a Courtney (Conlogue). Eu já estive na posição dela duas vezes e sei como é chegar tão perto. Eu a amo, amo o jeito que ela compete e é sempre uma adversária muito forte. Um grande obrigado a todas campeãs mundiais, é uma sensação incrível. Obrigado a Carissa (Moore), que é uma grande inspiração e fazer a final com ela foi realmente especial. Obrigado França, obrigado a todos”.

Tyler Wright (AUS) / Foto Poullenot

Tyler Wright (AUS) / Foto Poullenot

A temporada 2016 de Tyler Wright foi impressionante, computando incríveis 84,6% dos 80.000 pontos possíveis no ranking 2016 da World Surf League. A australiana decidiu o título de seis das nove etapas completadas na França. Em Hossegor, ela foi para a final em quatro das cinco vezes que competiu no Roxy Pro, ganhando as duas últimas edições. Já começou bem o ano em casa, sendo campeã do primeiro Roxy Pro na Gold Coast e também em Margaret River. A terceira vitória veio no Oi Rio Pro do Brasil no Rio de Janeiro. E nesta reta final, foi campeã do Trestles Women´s Pro nos Estados Unidos, vice no Cascais Pro em Portugal e agora na França.

Tyler Wright (AUS) / Foto Poullenot

Tyler Wright (AUS) / Foto Poullenot

Depois de festejar seu primeiro título, atender todas as entrevistas, Tyler Wright entrou mais relaxada na bateria final e a havaiana buscou a sua primeira vitória no ano do início ao fim. E achou três ondas muito boas para somar notas 7,33 e 9,03 no placar encerrado em 16,36 a 9,83 pontos. Carissa Moore só tinha feito uma final na temporada, isso depois de parar nas semifinais nas quatro primeiras etapas, mas perdeu a decisão do Fiji Women´s Pro para a francesa Johanne Defay. Ela agora vai tentar o tricampeonato consecutivo no Maui Women´s Pro, que fecha a temporada feminina nos dias 22 de novembro a 6 de dezembro no Havaí.

Tyler Wright (AUS) / Foto Poullenot

Tyler Wright (AUS) / Foto Poullenot

“Eu estou muito feliz, foi um dia incrível e estou muito contente pela Tyler (Wright) e a Courtney (Conlogue), que fizeram uma corrida do título emocionante até aqui na França e foi muito bom fazer a final com a nova campeã mundial”, disse Carissa Moore. “E estou na Lua agora, só em ver o Keanu (Asing) na final (sem ainda saber da vitória dele que aconteceu depois), ele é uma grande pessoa, surfa com o coração e somos bons amigos desde crianças. Estou feliz pela minha vitória aqui e quero agradecer a todos que me ajudaram a estar onde estou hoje”.

Por João Carvalho

Compartilhe.