“Twin”, a primeira ‘surf shop’, é destacada em exposição

Foto DivulgaçãoFoto Divulgação

Eles começaram serrando madeirite em uma época que mal se ouvia falar de surf, até que em 1967 ‘plantaram uma semente’, que logo se tornou a “Twin”. A loja, que teve suas portas abertas na praia do Itararé em 1972 pelos irmãos Eduardo e Carlinhos Argento, foi símbolo de ousadia e visão para a época. O texto do convite resume bem a mostra cultural que a Cinza General Store, no Gonzaga, em Santos, promoverá a partir desta sexta-feira (25).

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Com o objetivo de enaltecer a memória e a cultura do surf, a exposição “Twin Surf Shop” contará com pranchas e até com o balcão original da loja, a 1ª do Brasil especializada no segmento, que fez história na Praia do Itararé, em São Vicente, por seu pioneirismo, ousadia, criatividade e filosofia de vida. A mostra é aberta ao público, tem abertura às 18h neste feriado, e segue até o dia 17 de abril. A Twin surgiu com os irmãos Carlos e Eduardo, o Dudu, Argento, sendo o “embrião” da indústria do surf no País. Os dois se apaixonaram pelo surf depois de ver o filme “Mar Raivoso”, no cinema, em 1964, em Santos. O filme (Ride the Wild Surf) apresenta um grupo de jovens universitários americanos de férias no Havaí, curtindo rock, praias paradisíacas, ondas e garotas.

Uma “magia” que encantou os irmãos, que a partir dali, decidiram construir uma prancha de madeirite, o material usado na época, iniciando a cultura do surf. O equipamento fez sucesso e foi produzido para amigos. Depois, começaram a estampar camisetas com a marca Twin, um passo antes da criação da primeira loja voltada ao esporte das ondas, que se tornou um ‘point’ dos praticantes. Carlinhos e Dudu foram referência no surf. Tamanha a importância de suas trajetórias, que foram os primeiros homenageados do Circuito A Tribuna de Surf Colegial, em 2002, por suas contribuições para o crescimento da modalidade. Os gêmeos foram apelidados de “Gênios do Itararé”, inovaram, ousaram, viveram o surf na plenitude. Em 18 de novembro de 2013, Dudu faleceu. No início deste ano, Carlinhos recebeu uma homenagem no Dia Municipal do Surf, na Prefeitura de Santos, pela obra. Na ocasião, falou e emocionou a todos: “Estamos os dois aqui”.

Por Fábio Maradei

Compartilhe.