Tristan Roberts conquista o Itacoatiara Pro 2019

Tristan Roberts - Foto: Tony D´Andrea/Itacoatiara ProTristan Roberts - Foto: Tony D´Andrea/Itacoatiara Pro

Não foi desta vez que um brasileiro venceu o Itacoatiara Pro. Repetindo as campanhas de Guilherme Tâmega (2012) e Uri Valadão (2015), Dudu Pedra, um dos ídolos de Niterói, chegou a decisão, mas acabou superado pelo sul-africano Tristan Roberts. Vice-campeão do Itacoatiara Pro em 2018, o jovem atleta da África do Sul mostrou que é um dos fortes candidatos ao título do APB World Tour com mais uma vitória no tour. Com o resultado Tristan soma 8.000 e arranca na liderança do circuito mundial que segue para três eventos seguidos no Chile.

O dia foi longo para todos os competidores, especialmente para Dudu e Tristan. Para chegar na final os dois passaram por muitas baterias após vários dias de adiamento devido a falta de ondas. Felizmente, justo no último dia do período de espera, o swell encostou com força possibilitando a conclusão do Itacoatiara Pro.

Até a final Dudu eliminou nomes de peso, como o bicampeão mundial Pierre Louis Costes (quartas) e o jovem Gabriel Braga (semi), um dos novos talentos da nova geração brasileira. Já Tristan encarou baterias duras contra o australiano Lewy Finnegan (quartas) e o havaiano Tanner McDaniel (semi), autor do maior somatório da competição com 18,00 (9,67 + 8,33) em sua apresentação nas quartas de final.

Na bateria final o sul-africano achou as duas melhores ondas da disputa e com 12,50 comemorou seu primeiro título no Brasil, enquanto Dudu soma seu melhor resultado em uma edição do Itacoatiara Pro, superando a terceira colocação alcançada em 2013. O brasileiro Gabriel Braga e o havaiano Tanner McDaniel completaram o pódio com os terceiros lugares na edição 2019 do Itacoatiara Pro.

Com o resultado a África do Sul passa a ser a nação com o maior número de títulos da etapa brasileira do Circuito Mundial. A vitória de Tristan soma o terceiro caneco para os sul-africanos ao lado de Iain Campbell (2018) e Jared Houston (2014). Amaury Lavernhe, de Ilhas Reunião, venceu duas vezes, 2013 e 2015, enquanto o australiano Dave Winchester (2012), o basco Alex Uranga (2016) e o canário Diego Cabrera (2017) completam a lista de campeões.

O APB World Tour segue agora para o Chile onde três etapas serão disputadas. A primeira delas ocorre entre os dias 22 e 28 de junho, em Iquique, na sequencia o tour desembarca em Antofagasta, que tem sua janela de espera entre e os dias 4 e 14 de julho. Por fim, a perna sul-americana termina na icônico onda de El Gringo, com mais uma edição da etapa de Arica, entre os dias 19 e 28 de julho.

Final do Itacoatiara Pro:
H1: Tristan Roberts (AFS) 12,50 x 5,33 Dudu Pedra (BRA)

Compartilhe.