Tricampeã brasileira de SUP, Lena Ribeiro, está confirmada no Aloha Spirit

Lena recebendo a medalha de ouro no Sulamericano / Foto DivulgaçãoLena recebendo a medalha de ouro no Sulamericano / Foto Divulgação

Atual tricampeã brasileira e vindo de duas medalhas de ouro nos Jogos Sul-Americanos de Praia, na Argentina, e da vitória no Brasileiro de Longa Distância, na Bahia, a atleta de stand up paddle (SUP), Lena Ribeiro, é uma das grandes atrações na abertura do Aloha Spirit, no final de semana (12 a 14), em Ilhabela, litoral norte de SP. Mesmo com seu foco voltado para uma nova medalha, agora nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, a relação com o evento brasileiro é longa e vitoriosa e ela chega na Praia do Perequê para defender os títulos nas duas provas de SUP em disputa.

“Gosto e participo do Aloha desde que comecei a remar e competir. Uma das minhas primeiras competições foi o Aloha em Ilhabela em 2012”, conta Lena. “É um evento que não é só competição, é confraternização, encontrar amigos. Já competi em outras modalidades, como canoa havaiana, tanto individual quanto em equipe, waterman, que tem natação, paddleboard e SUP. É um festival que curto muito”, comenta.

Dessa vez, a disputa ganha ainda mais projeção por valer pontos para o ranking mundial da Paddle League, uma das associações mundiais da modalidade, e terá a presença de atletas de outros países. Entre elas, a norte-americana Fiona Wylde, um dos principais nomes da atualidade. “Nessa edição, não sou a favorita. É uma etapa do Mundial e teremos atletas internacionais. Entre elas, a Fiona, para mim a grande favorita. É uma grande atleta e uma grande pessoa”, elogia.

Para Lena, os olhos já estão voltados para os Jogos Pan-Americanos, entre 26 de julho e 11 de agosto. “Será uma prova técnica, de cinco quilômetros, com ondas, em Punta Rocas, com o mar bem complicado e no inverno. Então, estou treinando habilidade em onda de surf. Minha prioridade é o Pan, ainda mais que é a primeira vez do SUP. Só de participar é incrível e quero estar na minha melhor forma possível, por representar o Brasil”, revela.

“Mas, claro, vou para fazer o melhor no Aloha. Como falei, é um evento que tenho grande carinho”, reforça Lena, ainda comemorando os dois ouros nos Jogos Sul-Americanos, em Rosário. “Foi bem bacana, porque representei o Brasil. O SUP é um esporte novo, poder mostrar já é maravilhoso e com medalhas de ouro, melhor ainda. Fomos em quatro atletas e garantimos seis medalhas, quatro de ouro e duas de prata. Isso é incrível, não só para a gente, mas para o esporte como um todo”, reconhece.

Compartilhe.