Tatiana Weston-Webb em destaque na África do Sul

Tatiana Weston-Webb (RS) (@WSL / Pierre Tostee)Tatiana Weston-Webb (RS) (@WSL / Pierre Tostee)

A África do Sul voltou a sediar uma etapa feminina do World Surf League Championship Tour depois de 18 anos e as meninas deram um show nas ondas perfeitas de 4-6 pés da sexta-feira em Jeffreys Bay. A gaúcha Tatiana Weston-Webb estreou fazendo o maior placar do Corona Open J-Bay – 16,37 pontos de 20 possíveis – e vai disputar classificação para as quartas de final no sábado.

A gaúcha começou muito bem no Corona Open J-Bay e precisava ser assim para vencer a bateria encerrada por uma pequena diferença nos dois maiores placares do campeonato. Tatiana largou na frente mostrando uma precisão incrível na execução das manobras, acertando todas nas primeiras ondas que surfou. A primeira valeu nota 7,5, a segunda foi 8,50 e a seguinte 7,87, para atingir 16,37 pontos. A norte-americana Courtney Conlogue quase consegue a virada no final. Ela tinha uma nota 7,5 e na última onda ganhou 8,77 para totalizar 16,27 pontos, com a australiana Keely Andrew ficando em terceiro com 14,40.

No Corona Open J-Bay, Tatiana Weston-Webb tem chances de assumir a liderança do ranking na África do Sul, mas só se vencer o campeonato. Além disso, as duas surfistas que estão à sua frente não podem passar da terceira fase. A número 1 do Jeep Leaderboard, Lakey Peterson, tropeçou na estreia perdendo para a sul-africana Bianca Buitendag. No entanto, se recuperou bem na repescagem surfando uma onda nota 9,00 para despachar a outra representante da África do Sul, Nicole Pallet, por 13,47 a 4,93.

Já a vice-líder Stephanie Gilmore passou direto para a terceira fase como Tatiana Weston-Webb, ganhando por 14,24 pontos o confronto australiano da primeira fase com Nikki Van Dijk e Macy Callaghan. A disputa pela lycra amarela entre Steph e Lakey é fase a fase na África do Sul. Das três concorrentes a primeira posição na corrida pelo título mundial da temporada, a primeira a competir no sábado será a líder, Lakey Peterson.

A norte-americana vai disputar a segunda batalha por vagas nas quartas de final com duas havaianas, Malia Manuel e Coco Ho. Stephanie Gilmore entra na segunda bateria com a também australiana Nikki Van Dijk e a norte-americana Sage Erickson. E a brasileira Tatiana Weston-Webb vai fechar a terceira fase enfrentando a talentosa norte-americana Caroline Marks e a australiana Bronte Macaulay.

Por João Carvalho

Compartilhe.