Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima representaram na França

Silvana Lima-CE / Foto Damien PoullenotSilvana Lima-CE / Foto Damien Poullenot

A gaúcha Tatiana Weston-Webb e a Silvana Lima avançaram juntas na disputa pelas últimas vagas na França. Com as previsões indicando que o mar não estará bom neste domingo, a próxima chamada já foi marcada para às 9h00 da segunda-feira na França, 4h da madrugada no Brasil.

No Roxy Pro France, a primeira bateria eliminatória desta etapa terminou com um resultado surpreendente, a eliminação da heptacampeã mundial Stephanie Gilmore, que estava em quarto no ranking. Ela foi barrada pela também australiana Nikki Van Dijk e pela neozelandesa Paige Hareb, que está numa briga direta com a cearense Silvana Lima, por uma vaga para os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 no Japão.

Silvana chegou na França em 13º no ranking e já ganhou uma posição com a passagem para as oitavas de final, enquanto Paige Hareb permanece em 16º lugar. Para a cearense, são dois objetivos a serem cumpridos, entrar na lista das dez primeiras colocadas no ranking que são mantidas na elite para o ano que vem e conquistar a vaga para as Olimpíadas. Ela conseguiu dar o primeiro passo, mas foi no sufoco, só na última onda que surfou na bateria.

A gaúcha criada nas ondas do Havaí, Tatiana Weston-Webb, defende a oitava posição no ranking e começou bem com nota 5,17 para liderar todo o confronto, até confirmar a vitória com o 5,77 da sua última onda. Silvana tinha um 4,50 e precisava trocar o 2,50 da onda seguinte por uma nota maior, para superar os 7,53 pontos da australiana Bronte Macaulay. Ela tentou três vezes, sem sucesso, mas na última onda, conseguiu uma nota 3,13 para atingir 7,63 pontos e ficar com a última vaga para as oitavas de final.

O público que lotou a praia La Graviere desde cedo, para assistir e torcer para os melhores surfistas do mundo, ficou um pouco decepcionado, quando a comissão técnica do Quiksilver Pro France anunciou que a terceira fase ficaria para a segunda-feira. Mas, seguiu curtindo o único dia de competição no fim de semana, com o show dos surfistas no Red Bull Airbone France, evento especial de aéreos que no ano passado foi vencido por Yago Dora.

Compartilhe.