A World Surf League (WSL) mais uma vez investe em sustentabilidade e traz para a 59ª etapa do Circuito Qualifying Series uma inovação em banheiros. Mais higiênicos, sem usar água, rede de esgoto e produtos químicos, os banheiros ecológicos Número 1 serão um dos destaques do evento, que acontece entre os dias 31 de outubro e 04 de novembro, na praia de Maresias (SP).

Serão duas estruturas infláveis, super modernas, com tratamento de centro cirúrgico e com oito cabines para homens e oito para mulheres. O responsável pelo projeto é o catarinense Flavio Boabaid, que criou o Hang Loose Pro Contest em 1986 – evento histórico para o surf brasileiro, e hoje empresário e inventor do banheiro de bolso.

“Atividades relacionadas à preservação da natureza sempre estiveram muito ligadas ao surf e sempre que possível procuramos levar para as competições esse novo conceito de banheiros, uma alternativa aos químicos, que reúne praticidade, higiene e, principalmente, sustentabilidade. Este ano já estivemos em Saquarema e, mais recentemente, no São Chico ECO Festival. As soluções geraram grande satisfação de todos os atletas assim como de toda a comissão técnica, solucionando uma questão que há tempos incomodava a WSL, que era o mau cheiro e a sujeira dos banheiros químicos”, destaca Flavio Boabaid.

Os banheiros ecológicos Número 1, além de não poluírem o meio ambiente, os resíduos podem ser reaproveitados como adubo orgânico ou mesmo para plantar árvores. “A facilidade no uso, ausência de odor ruim e a embalagem dos produtos, feita com plástico reciclado e biodegradável, são fatores que mais chamam a atenção de quem utiliza os nossos banheiros”, completa o empresário.

Futuro

Flavio Boabaid explica que “’O Banheiro do Futuro’ é excelente para o meio ambiente, gerando uma economia de 20 a 30 litros de água a cada usuário”.  Com a solução, homens e mulheres de todas as idades podem urinar em qualquer lugar que ofereça um mínimo de privacidade. O produto tem o formato de um envelope de 17 X 17 cm e abre como uma carteira. É composto internamente por uma manta de celulose reciclada – que proporciona absorção de até 700 ml de urina em poucos segundos, livre de odores.

Por Michele Barcena

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.