Surfistas renomados foram atrações no Surfing Games

Peterson Rosa / Foto Basilio RuyPeterson Rosa / Foto Basilio Ruy

Um circuito como o Interassociações, que ocorreu no último final de semana em Floripa, sempre atraiu grandes nomes do surf nacional para a disputa. Cada associação pode convocar um profissional para fazer parte da equipe. Na etapa de Barra do Sul (SC) neste ano, a Associação Itapoaense de Surf (AIS) contou com o reforço do ex-top mundial Jihad khodr em seu time. Nesta etapa do Santinho foi a vez da Associação Francisquense de Surf (AFS) buscar outro nome de peso do surf mundial: Peterson Rosa.

João Godoy da ASJ Joaquina venceu a Junior / Foto Basilio Ruy

João Godoy da ASJ Joaquina venceu a Junior / Foto Basilio Ruy

Frequentador assíduo das ondas francisquenses desde garoto, Peterson não pensou duas vezes em aceitar o convite da associação local para defender o brasão da cidade. Ele disputou a categoria Master e perdeu na semifinal, mas sua aparição na competição foi uma das grandes atrações no final de semana. Outro surfista que colaborou com sua equipe marcando valiosos pontos para ASG de Garopaba foi o campeão brasileiro Master Roni Ronaldo. O eterno instinto competitivo do “galego” de Garopaba está mais apurado do que nunca, e ele cravou mais uma final em sua carreira vitoriosa.

Oito categorias foram disputadas nesses dois dias de campeonato, que tem uma dinâmica diferente das demais competições. O sistema implantado é o Fast Heat, com as baterias tendo a duração de 10 minutos, e cada competidor podendo surfar apenas três ondas, sendo as duas melhores computadas. Nesse tipo de competição a estratégia é um fator decisivo que tem influência direta no resultado. Dentre os destaques das finais desta segunda etapa, a categoria Junior teve a excelente performance na vitória de João Godoy, da ASJ Joaquina, virando na última onda em cima Leonardo Mendes da ASB Barra do Sul. Pela Master, Alvaro Bacana da ASIS Ingleses e Santinho mostrou seu conhecimento local e venceu diante de sua torcida e seus filhos.

Pódio Master / Foto Basilio Ruy

Pódio Master / Foto Basilio Ruy

Convocado para esta etapa, Léo Casal conquistou a segunda vitória na competição para ASJ da Joaquina na categoria Iniciantes. A Associação de Surf da Ferrugem venceu a Infantil, com o título de Lourenço Coufal. Josimar Pita levou a ASBC de Balneário Camboriú ao lugar número um do pódio, vencendo o Longboard. A única vitória da líder ASB de Barra do Sul veio com Gabriela Leite na Feminina, mantendo o 100% de aproveitamento nesta categoria. Na primeira etapa realizada em setembro, Caroline Provezano também venceu pela ASB na Feminina, ratificando o domínio nesta divisão. Pelos Mirins, Fábio Martins levou a melhor, representando a AFS de São Francisco do Sul. A última final do dia reservou um dos melhores confrontos da competição. Victor Borges descolou um belo tubo pra direita, lhe rendendo 8,75 pontos, sendo uma das maiores notas do campeonato. Borges conquistou a única vitória para ASI de imbituba, que sediará a etapa decisiva.

A terceira e última etapa do Vida Marinha Surfing Games Interasociações 2016 acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro, na praia da Vila em Imbituba, litoral sul do Estado. O evento define o título de melhor associação de surf em Santa Catarina neste ano, classificando as 12 melhores para a elite de 2017. As quatro últimas são rebaixadas, e terão que disputar a seletiva no ano que vem que classifica as quatro primeiras para o circuito principal.

Fotos Basilio Ruy

Por João R. Lopes

Compartilhe.