Surf confiante

Foto Munir El HageFoto Munir El Hage

Atual terceiro colocado no ranking e vencedor da etapa em 2014, mesmo ano que sagrou-se campeao mundial, o surfista da praia de Maresias, em São Sebastião, Gabriel Medina sabe da chance de assumir a liderança nas ondas de Teahupoo, mas demonstra tranquilidade e evita euforia. “Estou confiante. É uma onda que eu gosto muito. Uma das melhores do Tour. Já tive bons resultados lá. Espero que dê altas ondas”, afirma o surfista de 22 anos, ressaltando um dos segredos para ir bem na onda mais temida e respeitada do Circuito Mundial: a remada. “É não ter medo. Remar em toda onda como se só tivesse aquela. Colocar 100% de concentração para não falhar. É uma onda perigosa. Se pensar duas vezes, fica para trás. A remada é o ponto principal”, explica.

Se nas ondas a ordem é ultrapassar os limites, Gabriel prefere uma postura mais comedida sobre a possível liderança no ranking nessa etapa. Não descarta usar a camisa amarela, mas demonstra estabilidade, evitando a pressão sem necessidade. “Não é algo que estou pensando agora. Quero ter um bom resultado. E pensar bateria por bateria, campeonato por campeonato. Fazer o meu melhor. Se tiver de liderar, vai ser natural”, comenta.

Em 2014, Gabriel deu um show em Teahupoo, com grandes apresentações em todas as baterias. Na final, para coroar, superou Kelly Slater, numa disputa épica, com placar para lá de emocionante: 18,96 a 18,93. No ano passado, voltou a surfar muito bem chegando novamente à final, mas desta vez com vitória do francês Jeremy Flores. “Treinei bastante o físico em casa. Me sinto pronto. Agora é ir para cima e quebrar tudo”, anuncia. Medina treinou em ondas grandes que entraram na Praia de Maresias, no mês de julho (fotos).

Fotos Munir El Hage

Por Fábio Maradei

Compartilhe.