Skatista vende doces nas ruas com foco em competições internacionais

Imagem Reprodução EPTVImagem Reprodução EPTV

O portal G1 de Piracicaba e Região: notícias e vídeos da EPTV publicou no sábado a matéria do Lucas Pinheiro, 15 anos, que vende doces em semáforos para levantar uma grana com um único objetivo: disputar campeonatos internacionais. O InnerSport reproduz na íntegra a reportagem do jovem que já conquistou um título internacional usando da mesma manobra.

O jovem quer viajar o mundo para conquistar títulos em pistas de skate, e aqui no Brasil, contorna a dificuldade financeira vendendo brigadeiros. Com a mãe, ele junta o dinheiro dos doces para conseguir bancar as competições, e foi assim que já conseguiu conquistar seu primeiro título internacional nos Estados Unidos.

Na casa onde mora, em Piracicaba (SP), ele mostra a coleção de medalhas conquistadas nos últimos anos. A receita para as vitórias está com a mãe, Katly Pinheiro Góes. “Eu uso leite condensado, cacau e manteiga. E fica bom, todo mundo gosta”, garante. Há três anos ela faz brigadeiro para bancar os custos das competições do filho. Já está até com a mão calejada de tanto enrolar os doces de chocolate. Ela conta que já chegou a fazer mil unidades em um mês.
É a mãe quem faz, mas é o filho quem vende. Todos os dias, Lucas se despede dos pais e tenta a sorte nas ruas de Piracicaba. Os carros param no semáforo e lá vai ele oferecer o produto. “Eu chamo Lucas e eu ando de skate. Eu vou concorrer a um campeonato, daqui a uns quatro meses mais ou menos, na França. Pra ajudar a pagar minhas passagens, eu estou vendendo essas caixinhas de brigadeiro assim. Vocês não gostariam de ficar com uma pra me ajudar?”

Cada caixinha de brigadeiro é vendida por R$ 10, mas a vida de vendedor não é fácil. “Eu falo, a pessoa nem responde, nem olha pra minha cara. Ou senão fala: ‘sai daqui'”, conta. Apesar das dificuldades, o Lucas sabe conquistar a freguesia. “Muito boa a ideia, muita força de vontade”, conta um dos clientes. No fim do dia, muitas vezes a alegria de quem conseguiu vender todos. Cada brigadeiro, um passo mais próximo do sonho. “Eu acho que você tem que saber explicar pra pessoa e convencer ela [risos], que aí ela acaba comprando.”

Foi assim, vendendo brigadeiro, que Lucas chegou longe. Conseguiu dinheiro para bancar duas viagens para os Estados Unidos, onde conquistou um quarto lugar e um título. Ele venceu na categoria iniciante, entre 13 e 16 anos, e surpreendeu os americanos com a técnica nas manobras. “Foi bem legal o campeonato. Eu fui lá, acertei uma manobra e todo mundo: ‘aaaaah’. Ninguém esperava aquela manobra, porque ninguém tinha feito lá. Aí acabei ganhando o campeonato”, lembra.

Para bancar as passagens da primeira viagem aos Estados Unidos, Lucas teve que vender mil caixinhas de brigadeiro, e na segunda viagem foram 750 caixinhas. Em solo brasileiro, já ganhou competições nas categorias iniciante, mirim, amador e também já foi premiado em manobras. Enquanto não está viajando, é na rua também que o skatista se prepara para se aproximar do sonho. Os treinos são feitos em uma pista no bairro Jardim Paulicéia.

E de doce em doce, o menino vai planejando voos cada vez mais altos. A pista sonhada agora fica no velho continente. “França, Barcelona, quero conhecer esses lugares agora.”

Fonte G1 Piracicaba e Região

Compartilhe.