Silvana Lima volta ao pódio nos EUA

A cearense Silvana Lima continuou com seu surfe devastador em Lower Trestles para quebrar um longo jejum de 7 anos sem vitórias em etapas do CT. Ela não deu qualquer chance para Keely Andrew, derrotando a australiana na final do Swatch Pro com uma “combination” de 17,60 pontos.

Ela já estreou no campeonato batendo as detentoras de nove títulos mundiais, Stephanie Gilmore e Carissa Moore. Depois derrotou mais duas vezes a hexacampeã Stephanie, na terceira fase e nas quartas de final, quando despachou definitivamente a australiana. A tricampeã Carissa perdeu para a americana Lakey Peterson, que fez os recordes do evento nessa bateria pelas quartas de final. A californiana foi a adversária de Silvana Lima nas semifinais e a cearense brilhou mais uma vez, começando forte com nota 8,5 e sacramentando a vitória por 16,90 a 15,60 com o 8,40 que recebeu em sua última onda.

Silvana não decidia um título em etapas do CT desde 2010, quando faturou o título do Movistar Classic no Peru. Também não chegava nas semifinais desde 2011 e neste ano começou muito mal a temporada. Ela só tinha vencido duas baterias nas outras seis etapas disputadas antes do Swatch Pro em Trestles. Mas, antes de chegar em San Clemente, já tinha mostrado uma evolução no seu surfe nas etapas do WSL Qualifying Series, inclusive assumindo a liderança do ranking de acesso que ela foi a número 1 no ano passado. Com a vitória na Califórnia, Silvana subiu da 15.a para a 13.a posição no Jeep WSL Ranking, mas sua permanência na elite já está garantida entre as seis indicadas pelo QS.

Por João Carvalho

Compartilhe.