Sage Erickson vence o primeiro QS 10000 da história do WSL

Sage Erickson-EUA (Kenny Morris / WSL via Getty Images)Sage Erickson-EUA (Kenny Morris / WSL via Getty Images)

A decisão norte-americana fechou o primeiro QS 10000 feminino da história do WSL Qualifying Series. O Vans US Open of Surfing era uma etapa do World Surf League Championship Tour para as meninas até o ano passado e as duas últimas campeãs se enfrentaram na final.

No tira-teima, a vencedora de 2017, Sage Erickson, bateu a defensora do título, Courtney Conlogue, por 15,40 a 12,93 pontos com uma onda no critério excelente, nota 8,17. Sage fez parte da elite do CT até o ano passado e já tinha vencido um QS 3000 esse ano na Austrália. Agora, com os 10.000 pontos do US Open, saltou da 25ª para a segunda posição no ranking, que segue sendo liderado pela jovem australiana Isabella Nichols.

Para chegar na final, Sage Erickson passou pela brasileira Tatiana Weston-Webb na reedição da final de 2017, que também terminou com vitória da norte-americana. A gaúcha tinha sido a campeã de 2016 e tentava o bicampeonato consecutivo naquele ano. Tatiana agora aparece em terceiro lugar no ranking com o terceiro lugar na Califórnia, mas não precisa da vaga no G-6 do QS no momento, por estar garantindo sua permanência na elite entre as top-10 do CT.

Além de Tatiana, mais três surfistas passaram a fazer parte das duas listas após o Vans US Open, que dispensam as vagas do ranking de acesso, a americana Caroline Marks em quinto lugar, a havaiana Malia Manuel em sexto e a australiana Sally Fitzgibbons em sétimo. Com isso, a lista das seis está seguindo até a décima colocada. O G-6 é formado no momento por Isabella Nichols em primeiro no ranking, Sage Erickson em segundo, as australianas Bronte Macaulay em quarto e Zahli Kelly em oitavo, a japonesa Mahina Maeda em nono e a americana Alyssa Spencer fechando a lista em décimo lugar.

Compartilhe.