Rodrigo Koxa segue favorito ao WSL Big Wave Awards

O período de inscrições para o Oscar das ondas grandes encerra na próxima terça-feira (20) e o brasileiro Rodrigo Koxa, segue cotado como favorito ao prêmio e não esconde a ansiedade e felicidade com a chance da conquista mundial. Após uma temporada de ondas gigantes, a equipe do WSL Big Wave Awards selecionará e divulgará os cinco finalistas em cada categoria, com o surfista de Guarujá apontado como um dos favoritos na disputa principal e que dá nome ao evento ‘Maior Onda surfada – Biggest Wave’.

“Estou vivenciando o melhor sonho da minha vida. Às vezes não acredito quando vejo as imagens da minha onda, por isso tenho agradecido muito a Deus pelo presente. Essa foi, com certeza, a onda da minha vida’, fala Rodrigo Koxa, que acaba de assinar o patrocínio com a marca Blams. “Sempre importante uma parceria que nos fortaleça e nos impulsione a novos desafios”, comenta.

O experiente surfista, especializado em ondas gigantes, garantiu o feito no dia 8 de novembro do ano passado, em Nazaré, Portugal. Dropou uma ‘montanha de água’, estimada em incríveis 85 a 90 pés de altura (cerca de 25 a 27 metros). De acordo com medição científica de oceanógrafos, a onda passou dos 35 metros de altura, o que pode garantir o recorde mundial, a maior da história da modalidade.

Atualmente, a onda detentora deste título foi surfada por Garret McNamara, em 2011, também em Nazaré, e seu tamanho estimado em 23,7 metros. Vários profissionais mediram a onda. O publicitário e design gráfico Paulo Vinícius utilizou o recurso da escala do surfista na onda e encontrou o tamanho aproximado de 32 metros ou 107 pés. A segunda medição foi feita com ferramentas cientificas, pelos oceanógrafos do aplicativo de previsões de ondas Broou, ficando em 35 e 40 metros, considerando a margem de erros.

Já a última avaliação, contratada e divulgada pelo Surftotal, que é o maior portal de mídia de surf em Portugal, considerou a onda de Koxa em 25,5 metros, superando o tamanho de todas as concorrentes – do francês Benjamin Sanchis (23,80 metros), a do australiano Ross Clarke Jones (20,40m), e a do alemão Sebastian Steudtner (18,80m).

Por Fabio Maradei

Compartilhe.