QS 10000 começa em Huntington Beach

Marcos Correa (SP) / Foto Sean RowlandMarcos Correa (SP) / Foto Sean Rowland

A Vans US Open of Surfing abriu a segunda etapa com pontuação máxima do WQS no ano e os sul-americanos não começaram bem. Em ondas pequenas de 2-3 pés no famoso píer de Huntington Beach, na Califórnia, dos dezessete que competiram, apenas sete passaram suas primeiras baterias, na última segunda-feira. Porém, ainda há dezoito para disputar a segunda fase que continua nos Estados Unidos.

Mateus Herdy (SC) / Foto Sean Rowland

Foram realizadas dezesseis baterias: as oito da rodada inicial e oito das 24 da segunda fase. Marcos Correa conquistou uma das duas únicas vitórias verde-amarelas nas baterias em Huntington Beach, ambas na primeira fase do US Open of Surfing. Foi também num confronto com três brasileiros enfrentando um estrangeiro e o australiano Kyuss King acabou despachando o paulista Samuel Pupo e o baiano Marco Fernandez. Dos oito sul-americanos que entraram na primeira fase, apenas dois avançaram.

Antes de Marcos Correa, o jovem catarinense Mateus Herdy tinha conseguido a primeira vitória brasileira na terceira bateria do dia. Ele acertou um aéreo full rotation incrível numa onda que valeu a maior nota – 7,67 – da primeira fase. Nessa bateria, o peruano Tomas Tudela ficou em último lugar. Depois vieram mais três eliminações, do argentino Santiago Muniz e dos brasileiros Raoni Monteiro e Krystian Kymerson.

Mais dez sul-americanos competiram em seis das oito baterias da segunda fase que fecharam a segunda-feira em Huntington Beach. O saldo foi melhor e metade avançou para a rodada dos 48 melhores do QS 10000 Vans US Open of Surfing, porém, sem nenhuma vitória. A segunda fase não começou bem, com o top do CT, Willian Cardoso, sendo barrado na primeira bateria pelo californiano Kei Kobayashi e o australiano Ryan Callinan.

Na segunda, o cearense Heitor Alves conquistou a primeira classificação na disputa vencida pelo havaiano Keanu Asing, com ambos despachando o francês Marc Lacomare e o australiano Stu Kennedy. Na terceira, o australiano Reef Heazlewood que venceu a triagem no domingo, deixou dois sul-americanos brigando pela segunda vaga, que ficou com o brasileiro do CT, Yago Dora, superando o uruguaio Marco Giorgi e o número 3 no ranking do QS, Mikey Wright, da Austrália.

Na quarta bateria, três brasileiros foram derrotados pelo marroquino Ramzi Boukhiam e o campeão mundial Adriano de Souza avançou junto com ele. O também paulista Alex Ribeiro, que estava na porta de entrada do G-10, terminou em terceiro e o destaque da primeira fase, Mateus Herdy, em último.

O paulista Jessé Mendes quase conseguiu a primeira vitória na segunda fase, mas acabou superado pelo sul-africano David Van Zyl e passou em segundo. E o peruano Lucca Mesinas, campeão do QS 1000 de Acapulco semana passada no México, eliminou o ex-top do CT, Wiggolly Dantas, na penúltima bateria do dia, vencida pelo americano Tanner Gudauskas.

Por João Carvalho

Compartilhe.